Como administrar a carreira: dicas de sucesso

Como administrar a carreira: dicas de sucesso

A base de tudo na vida inclusive para o sucesso está no planejamento e na estratégia definida.
Se você vai ou não se dar bem só tempo dirá, pois nada acontece da noite para o dia, e sem perseverança não se chega a lugar algum.
Pensando nisso o site Empregos.com.br consultou alguns especialistas com a intenção de descobrir quais são os componentes, atitudes e fatores necessários para o sucesso na carreira profissional.
O resultado você confere nos sete itens relacionados a seguir que não são únicos mas com certeza fundamentais e servem de base para qualquer empreitada.
Leia e comente.
Grande abraço!

1. Tenha paixão pelo que você faz
Não faz sentido optar pelo Emprego (assim mesmo, com E maiúsculo). O que é bom para um executivo de sucesso pode não ser para você. É preciso trabalhar com prazer. “O emprego ideal reúne o que você sabe fazer com o que você gosta de fazer”, afirma a consultora Lia Fonseca, sócia da Volare RH. “Quando você realiza um bom trabalho é bem remunerado por isso.”

2. Tenha clareza dos seus objetivos
Ao menos no médio prazo, é fundamental conhecer claramente os seus objetivos e traçar planos para alcançá-los. Ter objetivo é ter motivação. “É o objetivo quem mobiliza as ações”, diz o consultor Claudio Queiroz, autor de “As competências das pessoas” (DVS Editora).

3. Fique antenado nas tendências e no mundo
O profissional de sucesso deve compreender quais mudanças a economia ou as relações políticas internacionais podem provocar em sua carreira. O movimento de expansão econômica de um país sul-americano, por exemplo, pode indicar a importância do aprendizado da língua espanhola.

4. Seja perseverante
A área com que você se identifica pode não estar em evidência no mercado de trabalho, razão pela qual poderá ter dificuldades de encontrar oportunidades ou levar mais tempo para alavancar a carreira. “O profissional não deve desistir da carreira com que se identifica por causa das dificuldades. Avalie suas finanças e, se for o caso, faça uma opção provisória para, no futuro, alcançar seu real objetivo”, recomenda a consultora Lia Fonseca.

5. Construa uma rede profissional
Ser bem relacionado e lembrado no mundo dos negócios também é condição para o sucesso, diz Lia. Além da troca de informações, a rede de relacionamento profissional pode proporcionar grandes negócios. “Usufrua efetivamente dos cursos e eventos corporativos em sua área de atuação. E não se esqueça de apresentar o seu cartão de visitas”, orienta a consultora.

6. Tenha foco em resultados
Não espere ser promovido para sugerir ideias ou colocá-las em prática. O consultor Claudio Queiroz atesta que o foco em resultados é um dos principais fatores de aceleração da carreira. Por isso a importância de saber qual é o seu melhor talento e onde poderá usá-lo. “Às vezes o profissional não dá muito crédito ao que verdadeiramente sabe fazer de melhor. Mas é descobrindo o seu ponto forte que você vai se destacar”, afirma Queiroz.

7. Escolha um mentor
Identifique quem pode lhe transferir as melhores experiências no universo empresarial. Depois, seja parceiro do seu “mentor”. Queiroz aconselha criar vínculo com um profissional que saiba dar feedback de maneira positiva. “Não adianta pedir conselho a uma pessoa que diz que você está bem, quando na verdade você não está adequado ao ambiente.”

Fonte:
carreiras.empregos.com.br
Imagens:
sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.