Administrar o tempo: saiba como

Administrar o tempo: saiba como

Nesta era de super-máquinas tecnológicas, mega quantidade de informações, transito caótico e mil afazeres por dia, o tempo se tornou moeda extremamente valiosa.
No texto a seguir você terá uma boa idéia de como administrar e salvar da melhor forma possível o seu precioso tempo!

Tempo versus Agenda.

Por Celia Spangher

Noventa por cento dos Profissionais e Executivos com quem converso diariamente reclamam de falta de tempo. A palavra que mais ouço (às vezes da minha própria boca) é “correria”.


Avaliando um pouco mais profundamente este tema, veio a pergunta – estamos administrando a nossa agenda, ou é ela que nos administra? Parece-me que está havendo uma inversão total.


Ok, Ok, sabemos que a vida que se vive hoje, o ritmo imposto, a pressão por resultados, as facilidades da tecnologia etc, quase que nos obrigam a ficar “conectados 24/7” e interagindo o tempo todo com nossa área de atuação. Será isso mais produtivo? Será isso saudável?


Existem vários programas de Administração do Tempo com ferramentas que podem ajudar muito se o seu problema for apenas de Planejamento e Organização. Uma das que mais gosto é a Neotriad do Christian Barbosa (www.neotriad.com) que tem soluções bastante interessantes, inclusive para equipes. Ajuda bastante e sou fã.


E quando o problema é gerado pela nossa dificuldade em dizer aquela palavrinha conhecida como “Não”? é o Chefe que vem com aquela demanda de final de dia, é o cliente que liga as 22h00 no celular, são reuniões convocadas de última hora, sem pauta (e às vezes sem pé nem cabeça…). E você lá, dizendo amém para tudo, se desdobrando para atender todo mundo e encaixar as solicitações. Enquanto isso, seu email vai se acumulando, o celular não pára, a família reclama…e por aí vai. Lá está você no domingo, plugado, tentando resolver em vão o acúmulo de atividades gerado por quem? Por você mesmo. Conhece esse caos?


Já aconteceu de você atender ao telefone da sua casa e dizer o nome da empresa ou o seu próprio como se estivesse no escritório? Já aconteceu de você pegar seus filhos num domingo de manhã para ir ao parque e quando viu estava estacionado na frente do escritório? Pois é, eu já vi acontecer, e é mais freqüente do que parece.


Aprendi uma coisa muito valiosa que compartilho com vocês – As pessoas só valorizam o Sim de quem sabe dizer Não. Saber dizer Não com respeito, educação, de forma ponderada e tranqüila é uma conseqüência de auto-conhecimento, de maturidade, de equilíbrio. Resultado de conhecer seus próprios limites e saber priorizar aquilo que é efetivamente importante. Resultado de auto-estima em dia, de não temer ser avaliado pelo outro, de posicionar-se diante da vida e do trabalho como um ser pró-ativo e não como refém.


É um tema para reflexão diária, pois se trata de um processo, não de receita de bolo com resultados imediatos. Comece com pequenos ajustes no seu dia a dia, alguns “Nãos” bem colocados, frutos de ponderação equilibrada, e você verá que as conseqüências serão benéficas para você, para sua produtividade e para sua vida pessoal.

E você? Como anda o seu tempo

Grande abraço!

Celia Spangher é Executiva de Gestão do Talento, Sócia-Diretora da Maxim Consultores
Nós Transformamos Equipes e Queremos Fazer a diferença nas Organizações.

Créditos:
www.maximconsultores.com.br
http://celiaspangher.wordpress.com
celia@maximconsultores.com.br

Imagem:
sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.