Música eletrônica e cultura: vem aí a edição de 20 anos do Universo Paralello

Música eletrônica e cultura: vem aí a edição de 20 anos do Universo Paralello

Edição conta com sete palcos e o cantor de MPB Caetano Veloso

Esse ano, a Bahia recebe o 15o Universo Paralello, e a edição deste ano do festival celebra os 20 anos do evento em Pratigi, no sul do Estado.

Com sete pistas para celebrar os 20 anos do UP, o festival ocorre na Praia de Pratigi, em Ituberá — cidade que está a quase 350 km de Salvador —, com 4 km de extensão de contato direto com a natureza.

O evento de música eletrônica acontece a cada dois anos, e reúne pessoas do mundo inteiro, além de contar com manifestações culturais, instalações artísticas, preservação ambiental e integração com as comunidades indígenas.

Com oito dias de duração, o festival segue o formato de um dos maiores festivais do mundo, o Boom Festival que acontece anualmente em Portugal. Para saber um pouco do Universo Paralello, acompanhe a matéria.

Universo Paralello: Sustentabilidade e gestão ambiental

O Universo Paralello é considerado um dos maiores festivais alternativos da América Latina. Lembrando que a primeira edição nasceu na Chapada dos Veadeiros, com a ideia de celebrar a paz, o amor, a união e o respeito. Até hoje, já foram realizadas 12 edições do evento.

O festival ocorre na zona da Mata Atlântica, respeitando todas suas belezas naturais do local. O evento sempre executa ações de conscientização e minimização dos impactos ambientais, oferecendo soluções e orientações à sociedade.

As principais ações para conscientização ambiental são:

  • Capacitação de trabalhadores locais;
  • Comunicação visual com orientações para o meio ambiente;
  • Palestras e treinamento para o cuidado com os resíduos orgânicos e óleo de cozinha,
  • Oficinas ao público, com temática de reciclagem e sustentabilidade.

E além do objetivo sustentável, o que não falta é música e a arte.

As melhores atrações da edição

Apesar de o festival ter como foco a música eletrônica, o UP conta com vários tipos de atrações. O diferencial do evento é a possibilidade de unir pessoas de todo o mundo. Um exemplo é a abrangência de atividades propostas no Palco Multicultural: palestras, oficinas, práticas holísticas, cabaret e shows, num encontro de diversas culturas e ideologias.

Para a programação, as grades de atrações estão sendo anunciadas pelas mídias sociais. O line up conta com artistas de todo o mundo, todos distribuídos entre os sete palcos do festival:  Tortuga Stage, UP Club, Chill Out, Aldeia Circulou, 303 Stage, Palco Paralello e Main Floor.

Apesar do eletrônico prevalecer, o festival oferece espaço, atrações, oficinas e outros itens para todos os públicos. Um exemplo é o Palco Paralello que tem em sua programação, iniciada no dia 28, a presença de Caetano Veloso, seguido de Os Mutantes, Ponto de Equilíbrio, Luedji Luna, Benzina aka Scandurra, Djonga e 3030.

Além disso, outras atrações estão confirmadas como Alok, Vegas, Lee Floss, Bhaskar, Illusionize, James Monro, Astrix, D-Nox, Vintage Culture, Swarup, Dickster, Adana Twins, Rinkadink, Audio X, Gabe, 4 Weekends, Cosmonet, entre tantas outras.

Ainda, o festival apresenta praça de alimentação com variedade de comidas, como açaí, tapioca, pizza, hambúrguer, self-service vegano e muito mais.

Para a hospedagem, possui o camping geral ou o camping oficial do Universo Paralello: o Vila Mundo. Esse camping oferece várias opções de comodidade e pacotes variados para os participantes.

Essa edição histórica ocorre entre o dia 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2020. Sua classificação indicativa é livre.

Com 8 dias de duração, o UP garante cultura, performance, malabares, educação ambiental, pirofagia, circo, e música para todos os públicos. As vendas dos ingressos são feitas por lotes no site oficial.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.