Dicas de livros para dar de presente no Amigo Secreto

Dicas de livros para dar de presente no Amigo Secreto

As festas de final de ano estão chegando e com elas temos as tradicionais brincadeiras do Amigo Secreto. Esse tipo de troca de presentes é um meio muito prático e descontraído para animar as confraternizações – e todos os participantes saem ganhando.

As regras podem variar de acordo com as preferências dos participantes e organizadores do amigo secreto, mas, geralmente, é estipulado um valor mínimo e máximo para os presentes, que são colocados em uma lista para que todos os envolvidos na brincadeira deixem disponíveis opções do que desejam ganhar.

Algumas pessoas podem ser bem específicas, enquanto outras podem deixar as opções um pouco mais flexíveis, como “algo que te faça lembrar de mim”.

Se seu amigo secreto é fã de literatura ou você mesmo gosta de ler mas ainda não sabe qual título pedir no amigo secreto deste ano, selecionamos algumas novidades e clássicos incríveis dos mais variados gêneros e que podem ajudar nas escolhas. É possível encontrá-los nas versões física e digital. Confira!

Romances

O amor é parte importante da existência e humana e pode ser vivido, visto e interpretado por diferentes pontos de vista experiências ao longo da vida.

O Amor nos Tempos do Cólera | Gabriel García Márquez (1985)

Um novo clássico da literatura latino americana, a obra descreve os desafios e a duração do amor de Florentino por Fermina que atravessa longos 53 anos através de cartas. Uma trama e narrativa deliciosas sobre as adversidades da comunicação e das normas que regiam os relacionamentos da época em que a história se passa.

Fim | Fernanda Torres (2013)

Depois de sua consagrada carreira como atriz e colunista, Fernanda Torres traz em sua estreia como romancista uma história de humor visceral com uma profunda reflexão sobre a brevidade da vida e a aproximação da morte.

Fim conta a história de cinco velhos amigos que moram em Copacabana e se encontrar para fazer um balanço de suas vidas, rememorando os grandes momentos de duas juventudes como traições, aventuras, conquistas amorosas a partir de uma visão mais experiente e saudosista.

Felicidade Clandestina | Clarice Lispector (1971)

Lispector se consagrou como uma das maiores escritoras da literatura brasileira trazendo a tona sua perspectiva impressionante sobre assuntos domésticos e cotidiano da sociedade brasileira.

Na coletânea de contos Felicidades Clandestina podemos nos deliciar com 25 textos sensíveis e com um fluxo de consciência que questiona de maneira aguçada as inquietudes da vida comum.

Terror e Suspense

O inexplicável, o misterioso e até o que nos é assustador aguça a imaginação e as emoções mais primitivas da mente humana. O terror e suspense são gêneros tão antigos quanto a própria literatura.

A Coisa | Stephen King (1986)

King é há tempos consagrado como o mestre do terror literário, com inúmeros clássicos e suas famosas e bem-sucedidas adaptações cinematográficas e para séries de TV.

Em seu best seller A Coisa, a história nos arrepia a apavora mostrando os terrores que atravessam a tenra infância até a vida adulta dos amigos que cresceram na cidade de Derry, no Maine (USA) que são assombrados por uma entidade demoníaca milenar que se manifesta na forma de um assustador palhaço ou na forma de seu maior medo.

Para Toda Eternidade | Caitlin Doughty (2017)

Já pensou em viajar o mundo de mãos dadas com a morte? É exatamente isso que a agente funerária, escritora e youtuber Catlin Doughty propõe em seu livro documental e não-ficcional.

A autora visitou diversas partes do planeta buscando compreender como cada cultura lida com a morte e com seus símbolos, que vão desde de uma coroa para velório até rituais elaborados como as cremações super tecnológicas no Japão, passando pelas festas tradicionais bolivianas em que são exibidas caveiras reais familiares. As experiências são relatadas com respeito, recortes históricos, bom humor e uma linguagem divertida e moderna.

Noturno | Guillermo del Toro e Chuck Hogan (2009)

O primeiro título da batizada Trilogia da Escuridão (Noturno, A Queda e Noite Eterna) apresenta uma trama arrepiante e apocalíptica para os amantes de vampiros, mas com uma leitura mais visceral e moderna do que dos famosos e sofiticados sanguessugas vitorianos eternizados no imaginário popular.

Tudo começa com o misterioso pouso de um Boeing 747 vindo da Alemanha para Nova York, que resulta em uma pane absoluta no aeroporto e na aeronave. Ao verificarem o interior da cabine, todos os passageiros e tripulantes estão aparentemente mortos, mas não é isso o que realmente acontece: este é o ponto de partida de uma epidemia que resultará na batalha final entre vampiros e a humanidade.

Biografias

O mundo está repleto de personalidades marcantes, pessoas que realizaram feitos surpreendentes nas mais diferentes instâncias como na política, música, artes, ciências, entre outras esferas das realizações humanas. Conhecer um pouco mais de suas biografias pode ser uma experiência enriquecedora e inspiradora para os leitores.

Minha Breve História | Stephen Hawking (2013)

O cosmólogo e físico teórico, falecido em 2018, sacudiu as bases da ciência com suas contribuições. Uma de suas mais famosas obras, O Universo numa Casca de Noz, explica ao público leigo os mistérios da formação do universo.

Ainda em vida escreveu sua autobiografia e contemplou a obra com fotografias pessoas, relatos e uma narrativa divertida e sólida sobre sua incrível trajetória que começa em uma Londres pós-guerra, chegando a ocupar o mesmo cargo de Isaac Newton  na Universidade de Cambridge.

Leonardo Da Vinci – Vida e Obra | Martin Kemp (2005)

Mesmo tendo vivido entre 1425 e 1519, a genialidade multifacetada do matemático, engenheiro, cientista, arquiteto, botânico, escultor, pintor, músico, inventor e poeta Da Vinci atravessaram os séculos e que ainda vão perdurar pela história.

Organizada por Martin Kape, professor de História da Arte na Universidade de Oxford, a biografia é considerada uma das mais bem fundamentadas pesquisas sobre a vida deste homem extraordinário. O estudo foi baseado nas obras e nos intrigantes projetos de Da Vinci e também explora como foi a recepção de seu trabalho ao longo da história.

Eu sou Malala | Malala Yousafzai (2013)

A autobiografia da ativista paquistanesa, atualmente a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel, da Paz, conta sua trajetória quase trágica na defesa das educação para meninas em seu vilarejo Swat, quando aos 15 anos de idade foi baleada três vezes por um representante do talibã, incluindo um tiro que atingiu sua testa.
Sua sobrevivência e luta se tornaram um símbolo pelos direitos das mulheres à educação em todo o planeta. A jovem Malala, entre outras premiações importantes, foi listada como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2016 pela revista Times.

Comédia e Humor

A vida definitivamente se torna mais leve com boas risadas. A arte da comédia é uma das mais difíceis de ser executadas em todos os campos da arte e exigem uma cuidado e um empenho ainda maior quando expressa pelas palavras de um livro.

Holy Cow: Uma Fábula Animal | David Duchovny (2015)

Duchovny ficou internacionalmente reconhecido como o agente Fox Mulder da série de ficção científica de TV Arquivo X. O que nem todo mundo sabe é que seu livro é um prato cheio para os fãs de humor.

Em Holy Cow, a vaquinha Elsie é a narradora de uma trama rocambolesca em que, ao saber um segredo da casa da fazenda onde vive, organiza uma fuga atrapalhada com outros animais para outro local mais seguro.

Azul da Cor do Mar | Marina Carvalho (2014)

Em um romance atrapalhado, a protagonista Rafaela Vilas Boas enfim realiza um sonho antigo em começar a trabalhar em um grande jornal de Minas. Ela só não contava em encontrar Bernardo, seu colega de trabalho que não ia com a sua cara.

Entre suas buscas por furos de reportagem e consolidação da sua carreira, ela percebe que ainda está sob uma obsessão de sua adolescência.

Meu Coração de Pedra-Pomes | Juliana Frank (2013)

Para quem gosta de humor ácido e um vocabulário desbocado, vale a pena conhecer essa obra que conta a vida de uma personagem hilariante chamada Lawanda. Ela é uma encarregada de limpeza em um hospital e que acaba fazendo uma série de favores para lá de estranhos aos pacientes para complementar seu salário.

Nesse romance que de água-com-açúcar não tem nada, entre seus afazeres, Lawanda sonha conquistar seu amado e para isso recorre até mesmo a feitiçarias como bordados na calcinha para encantar José Junior.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.