Conheça 6 livros infantis para inspirar as crianças

Conheça 6 livros infantis para inspirar as crianças

O hábito da leitura é essencial, e deve ser incentivado desde a infância. O contato com os livros faz as crianças desenvolverem o pensamento crítico e a imaginação. Hoje, a oferta de livros para essa faixa etária é grande. Há desde obras em papel até livros online com recursos tecnológicos e interativos. Para incentivar tal prática, selecionamos seis obras que inspiraram e ainda inspiram gerações:

1 – A Menina do Narizinho Arrebitado

Primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato, foi lançado em 1920, concretizando o desejo do autor de escrever para crianças. A obra é classificada como literatura fantástica e conta a história de duas personagens principais: Narizinho e Emília. Posteriormente, transformou-se no primeiro capítulo de Reinações de Narizinho, livro que impulsionou a criação da série Sítio do Picapau Amarelo, com personagens como Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e Visconde de Sabugosa.

2 – O Pequeno Príncipe

Essa obra tem um contexto histórico. Foi escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi lançada em 1943 e faz parte do imaginário de diversas gerações até hoje, conquistando crianças, adolescentes e adultos. Trata de uma forma delicada e simples acontecimentos da vida humana da perspectiva de uma criança. Os números demonstram estrondoso sucesso. De acordo com o site oficial do livro, são 150 milhões de exemplares vendidos no mundo (14 milhões só na França) e 300 traduções oficiais para diversos idiomas.

3 – As Crônicas de Nárnia

A série de livros foi escrita pelo irlandês C.S. Lewis. A primeira publicação foi em 1950 e a última, de uma série de sete crônicas, em  em 1956. A história permeia as aventuras de crianças que descobrem um lugar mágico chamado Nárnia. Já foi adaptada para o rádio, para a TV e para as telas de cinema.

4 – O Menino Maluquinho

O livro foi lançado em 1980 pelo renomado desenhista e cartunista Ziraldo. Conta a história de um menino alegre, arteiro e que apronta muitas confusões e brincadeiras com as pessoas. A marca registrada da personagem é andar com uma panela na cabeça. A obra inspirou diversas produções artísticas, como filmes e peças teatrais. Posteriormente, o livro se transformou em uma história em quadrinhos.

5 – Harry Potter e a Pedra Filosofal

Esse foi o livro que iniciou a incrível trajetória de sucesso da série Harry Potter. A história envolta por acontecimentos fantásticos, magia e bruxaria encantou crianças e adolescentes ao redor do mundo, foi aplaudida pela crítica, ganhou adaptação para o cinema e foi um sucesso comercial. O livro Pedra Filosofal foi escrito por J.K. Rowling e lançado em 1997.

6 – Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola

Malala Yousafzai é uma árdua defensora da educação, sobretudo feminina. A garota foi baleada aos 14 anos pelo movimento talibã, que a perseguiu pelas causas que ela defende. Malala foi a pessoa mais jovem ao ganhar o prêmio Nobel da Paz em 2014. A Menina que Queria Ir para a Escola é um livro-reportagem escrito por Adriana Carranca Corrêa, destinado ao público infantil.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.