Pergolado ou deck de madeira? Saiba mais sobre as duas opções

Pergolado ou deck de madeira? Saiba mais sobre as duas opções

Muitos são os projetos de arquitetura que contam com madeiras para fazer parte da decoração e mais do que isso, para serem funcionais.

Os ambientes internos e externos têm recebido a sofisticação e a elegância que os decks e pergolados de madeira proporcionam, mas existe uma diferença entre eles? 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre os dois tipos, onde colocá-los, as vantagens de usar e curiosidades sobre esses objetos. 

O pergolado 

Trata-se de uma estrutura que é apoiada em pilares, o qual é muito utilizado em áreas externas e também em jardins. Além disso, esse tipo de equipamento também pode ser usado na agricultura, para sustentar as plantas que crescem na vertical. 

Um outro ponto sobre os pergolados, é que eles precisam de espaços entre as vigas de sustentação e também um teto para que a luz consiga entrar. 

Nas casas, eles são utilizados de forma comumente do lado de fora, próximos à piscinas e à jardins. Por ser um item que combina com os mais diferentes tipos de móveis, pode fazer parte de estilos rústicas, mais indústriais ou modernos. 

As medidas e cuidados do pergolado

É importante que a área em que o pergolado de madeira vai ser instalado, tenha pelo menos 6m², isso para que o item fique bonito e com um bom espaço, como deve ser. 

Quanto maior o espaço, maiores poderão ser os projetos em volta do item. Para os fãs de plantas, é possível apostar nos mais diferentes modelos para serem colocados no pergolado, o que promove ainda mais beleza ao espaço e ao objeto. 

Para complementar a decoração do espaço em que o item se encontra, apostar em pedrinhas ao redor pode ser uma boa opção. Junto delas, pequenos vasos com mais plantas deixam o ambiente com um ar de calmaria e uma beleza espetacular.

A madeira precisa ser impermeabilizada, já que vai estar em contato com os mais diferentes tipos de climas, como raios solares, chuva, sereno, vento, entre outros. 

Além disso, é necessário que sempre passe por inspeções e tratamentos por conta de insetos que podem causar danos ao pergolado. Lixa e aplicação de verniz são ajuda na conservação.

Mas é possível também encontrar pergolado de madeira com deck, o que proporciona um espaço ainda mais aconchegante e fácil de instalar. Por já contar com uma estrutura de chão, o pergolado pode ser instalado nos lugares mais diferentes, sejam casas, sítios ou até em eventos. 

Falando sobre decks

E por falar em pergolado com deck, agora vamos apresentar as opções de deck de madeira, estrutura muito utilizada também em ambientes externos.

Como comentamos anteriormente, é possível utilizar o deck junto com o pergolado, ou então ambos sozinhos. Se juntar com móveis de madeira rústica então, fica ainda mais bonito.

O deck de madeira pode incrementar caminhos, sejam de entradas ou então de jardins. E indo além das áreas externas, é possível também abusar da criatividade e fazer a instalação de deck de madeira em outros lugares, como banheiros e até paredes.

Se a ideia for criar um jardim vertical, o deck pode ser a solução perfeita. Além de proporcionar beleza ao espaço, também consegue dar firmeza às plantas colocadas nele.

Conheça os tipos de decks e os cuidados com eles

É possível escolher o modelo de deck que mais lhe agrade. O mais clássico é o de madeira modular, em que o deck é vendido em placas junto com o encaixe macho e fêmea e conta com uma instalação muito fácil.

Há também o deck tradicional, produzidos a partir de réguas individuais de madeira, as quais uma a uma são encaixadas em uma estrutura. Para a instalação, uma mão de obra especializada pode ajudar e muito. 

E da mesma forma como os pergolados, os decks precisam de alguns cuidados para que consigam manter uma boa vida útil.

É preciso sempre medir o local onde o item vai ser instalado, de modo que caiba perfeitamente no ambiente. Ele também precisa ser impermeabilizado, ainda mais quando utilizado em áreas externas, já que entra em contato com diversas situações climáticas. 

Hora de escolher

Depois de conhecer um pouco mais sobre as duas opções decorativas em madeira, você já pode escolher qual a melhor para o seu espaço. A partir de então, é possível abusar da decoração e contar com um ambiente mais bonito, elegante e moderno.

 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.