Aromas: conheça um pouco mais sobre vinhos

Aromas: conheça um pouco mais sobre vinhos

Muita gente fica impressionada com as peculiaridades das regiões vinícolas, os diferentes métodos na elaboração dos vinhos e, também, os cuidados dos profissionais que escolhem a uva ideal, tornando cada vinho especial e agradável para os mais diferentes paladares.

Quem se interessa pelo mundo dos vinhos, fica fascinado com cada um desses detalhes, pois sabe que isso é muito importante para o surgimento dos mais variados sabores, cores e aromas.

Como surge a diversificação no aroma?

A primeira coisa que você precisa saber é que o aroma do vinho não é apenas resultado da uva que foi utilizada em sua composição. Trata-se de uma fusão de fatores, como o tempo de armazenamento, o recipiente em que foi armazenado e, também, as lembranças de quem está saboreando a bebida.

O mais interessante dos vinhos é que a memória olfativa é um dos principais elementos que ajudam a associar um determinado aroma a um vinho. Assim, é possível sentir cheiros de frutas como maracujá, cereja, morango e maçã verde, por exemplo. Libere sua imaginação e utilize a memória para identificar os odores. Confira aqui os mais comuns!

aromas-identificar-vinhos-pelo-cheiro

Vinho tinto:

Carmenère, Merlot e Tempranillo possuem aroma de frutas vermelhas, enquanto o Pinot Noir contém traços de morango, frutas silvestres, cereja e ameixa. Já o Primitivo, o Malbec e o Sangiovese possuem odores intensos de ameixa e outras especiarias. Também é possível sentir aromas florais no Touriga Nacional, no Nebbiolo e no Shiraz.

Vinho branco:

Os vinhos feitos com a uva branca Alvarinho possuem um aroma intenso que lembra pêssego, limão, maracujá, avelã, flor de laranjeira e mel – diferente do Chenin Blanc, que tem um aroma suave de mel e avelãs. O Sémillon e o Verdejo têm um aroma que lembra a grama.

Já o Moscatel tem um leve odor de uva passa, cevada, laranja e rosa. O Gewurztraminer tem um aroma floral de lichia, canela e gengibre. Por último, o Chardonnay pode apresentar um cheiro de mel, abacaxi e maçã verde.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.