Louva-a-Deus

Louva-a-Deus

Por Antônio de Oliveira

 

De louvar-a-deus, o nome popular “louva-a-deus” provém da posição desse bichinho quando pousado em algum lugar, posição essa a lembrar de alguém ajoelhado em oração, em posição orante. Outro nome para louva-a-deus é põe-mesa, no Nordeste, e também bendito, em Minas Gerais. Há quem chame o louva-a-deus de esperança. Na verdade, exercitar a esperança é louvar a Deus, é dar sentido à presença constante da providência divina.

Esperança que é associada ao verde, verde da esperança, verde que te quero verde, verde que descubro, preservo e contemplo com olhos descansados: ondas verdes, marés verdes, verdes matas. Que nem “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon, traduzido para o português por Dom Marcos Barbosa, que também traduziu O Pequeno Príncipe.

praying_mantis-louva-a-deus

Também podemos louvar de várias maneiras, dirigindo louvores, elogiando, gabando, exaltando, enaltecendo, glorificando, aplaudindo. Louvando a Deus, em louvações conscientes, por poder comer com apetite e reconhecimento as iguarias ao nosso alcance, saciando corpo e alma, saboreando um gole de café, saboreando merecidas férias à beira-mar, saboreando a vitória do time preferido, saboreando amargamente os reveses da vida, lágrimas escorrendo pelo rosto, lágrimas de esperança.

Mercedes Sosa, cantora argentina, dá “gracias a la vida” que nos tem dado tanto, todas as coisas: olhos, ouvido, som e abecedário, pés, coração, o riso, o pranto. Que deu a praça ao povo e ao condor deu os céus que proclamam a glória de Deus.

Nos Estados Unidos e no Canadá o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é feriado, dia de gratidão, por uma boa colheita, à vida e a Deus, quando então se reitera: “Gratias agimus tibi”, nós vos damos graças, de antiquíssimo hino utilizado na liturgia cristã. “Gloria in excelsis Deo” tem sido musicado por vários compositores clássicos, valendo lembrar o de Antonio Vivaldi.

“Gracias”, leitor, leitora, por me leres. Esse gesto me torna mais responsável.

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/foto-antonio-oliveira.jpg[/author_image] [author_info]O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com[/author_info] [/author]

Imagem:wikipedia

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.