COM TODAS AS CORES DO ARCO-ÍRIS

COM TODAS AS CORES DO ARCO-ÍRIS

Por Antônio de Oliveira

Trata-se do fenômeno resultante da dispersão de luz solar em gotículas de água suspensas na atmosfera. O desenho que aparece é um conjunto de arcos de circunferência, com as cores do espectro solar. Também conhecido como arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha, arco-de-deus, arco-do-triunfo-de-deus: arc-en-ciel, em francês; em italiano, arcobaleno; em espanhol, arcoiris; em latim, arcus pluvius, rainbow, em inglês, Regenbogen, em alemão… Sempre presente a leitura de um arco na composição dessas palavras.

Íris era uma deusa, alada, que vinha do céu à terra caminhando por esse arco; mensageira dos deuses, a trazer aos homens as manifestações da divindade Juno, esposa de Júpiter e rainha dos deuses. Juno, que a metamorfoseara em arco-íris, deu origem também ao nome do mês junho. Estrela dos deuses, correio mitológico, Íris aparece vestida com um xale que, ao sol, toma as sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Anjo também, alado, significa mensageiro entre Deus e os homens, segundo a teologia cristã, a hebraica e a islâmica.

O nome arco-da-velha provavelmente se deve à lenda segundo a qual a figura é de uma velha feiticeira que, entre outros poderes mágicos, bebe água num lugar para despejá-la em outro. Uma variante é arco-da-velha, uma mala, de folha ou de madeira, neste caso, em geral, recoberta de couro e com tampa convexa. Um baú pode guardar coisas do arco-da-velha. Existe também a crença de que, passando sob o arco-íris, quem é homem vira mulher, mulher vira homem.

No livro do Gênesis, o arco-íris é o sinal da aliança de Deus com o povo judeu e com todos os seres vivos. Toda vez que esse arco estivesse nas nuvens seria um sinal desse pacto. “Farei uma aliança entre mim e ti e a tua descendência…”, disse o Senhor. Uma descendência numerosa como as estrelas do céu… Estrelas combinando com todas as cores do arco-íris…

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: shc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.