8 passos para se tornar expert em vinhos

8 passos para se tornar expert em vinhos

O que pode ser melhor do que curtir aquele momento entre amigos com queijos e algumas taças de vinho? É por instantes assim que o vinho não é visto apenas como uma bebida, mas também como uma experiência. Mas diante de uma prateleira com inúmeras opções de uvas, rótulos e épocas, como fazer a melhor escolha para a sua ocasião? Apesar de parecer uma tarefa complexa, é possível se tornar um expert seguindo alguns passos. Confira:

Beba!

Não existe outra forma, o primeiro passo para começar a entender os vinhos é experimentando. Procure vinhos de países e safras diferentes para treinar seu paladar a reconhecer sabores mais ácidos e mais adocicados.

Pesquise

O que não falta nas livrarias e na internet são materiais de pesquisa sobre vinhos, como livros, enciclopédias, sites e matérias.

Converse com quem entende

Conversar com quem já é mais familiarizado com o mundo dos vinhos é um bom passo para pegar dicas e tirar as suas dúvidas. Fale com amigos, enólogos e sommeliers. Você também pode conseguir muitas informações em alguns clubes destinados ao consumo da bebida. Saiba mais aqui.

Comece pelo quintal de casa

Não é preciso comprar vinhos franceses ou italianos para encontrar um bom produto. Conheça os rótulos nacionais e de países próximos, como Argentina e Chile.

Branco x tinto

Quando ficar na dúvida entre um ou outro, lembre-se: os brancos são mais refrescantes e ideais para épocas quentes, como a primavera e o verão. Já os tintos são ótimos para as refeições e combinam com climas mais amenos.

Como começar?

Experimente diversos tipos de vinho levando em conta a variação das uvas. Nas uvas brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier e Moscatel. Nos tintos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Shiraz e Malbec. Assim, você consegue sentir as diferenças entre cada uma delas e treinar seu paladar.

Comece pelos novos

No começo, é interessante degustar safras mais recentes – de três a cinco anos de idade – para ir se acostumando com as diferentes complexidades até se sentir seguro para avançar no tempo.

Atenção à taça

Fique atento à escolha da taça, que deve ser de qualidade e adequada ao tipo de vinho que você vai degustar.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.