8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável

8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável

Assim como o desenvolvimento de novas tecnologias, as preocupações com o meio ambiente também permeiam a sociedade. Por isso, trouxemos neste artigo uma lista com 8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável, acompanhe.

Cada vez mais vem se tornando necessário encontrar maneiras mais sustentáveis de viver e usufruir dos recursos naturais que temos disponíveis. Uma dessas maneiras é encontrar soluções que tornem o trânsito menos agressivo ao meio ambiente.

Afinal, estar atento a sustentabilidade é tão importante quanto garantir a segurança no trânsito e do seu veículo. Por isso, criamos este artigo com 8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável.

Descubra quais são as 8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável

  1. Use mais o transporte público

Sempre que for viável, prefira ir trabalhar ou fazer algo de transporte público, pois isso ajuda a reduzir a emissão de poluentes e diminui os congestionamentos também.

  1. Programe caronas com os amigos

Pense bem: qual o sentido de colocar cinco veículos em circulação com apenas um ocupante dentro de cada um, quando é possível colocar cinco ocupantes em apenas um veículo?

Por isso, sempre que for possível, programe um sistema de carona com seus amigos.

Uma alternativa que pode acabar saindo mais barata do que abastecer o veículo é investir em aplicativos de carona.

  1. Não force o motor

Quando forçamos o motor acelerando mais do que o necessário, além de desgastar mais os pneus e outros componentes do veículo, também consumimos mais combustível e liberamos mais poluentes no ar.

  1. Atente-se a manutenção do veículo

Veículos com a manutenção atrasada consomem mais combustível, óleo, pneus e acabam dando mais prejuízos ao bolso e ao meio ambiente.

Manter a manutenção do seu veículo em dia, além de ser sustentável, ainda evita que você precise acionar o seguro do carro por causa de uma pane, acidente ou qualquer outro imprevisto. Sendo assim, ocasiona menos gastos e menos poluição.

  1. Use menos o ar condicionado

Todos sabemos o quanto este equipamento pode fazer a diferença em dias mais quentes, no entanto, o uso constante do ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo diário de combustível.

Isso significa que, se você mantiver as janelas abertas, ajudará o meio ambiente e ainda economizará muito.

  1. Invista em uma bicicleta

É comum ver pessoas que possuem carro utilizando-o para percorrer até mesmo trajetos mais curtos. Já pensou nos benefícios de trocar o carro por uma bicicleta para essas situações? Além de evitar a emissão de poluentes, você ainda economiza e melhora sua saúde!

  1. Prefira os carros mais sustentáveis

Estão surgindo no mercado diferentes modelos de carros híbridos, que funcionam tanto com combustíveis como com eletricidade. Se você estiver pensando em trocar de veículo e puder investir em um desses modelos, considere com carinho.

  1. Lave o carro a seco

Outra maneira de estar atento a sustentabilidade é lavar o carro a seco. Apesar desta ser uma dica não diretamente ligada ao trânsito, ela é fundamental na preservação dos recursos naturais disponíveis.

Essas são as 8 maneiras de tornar o trânsito mais sustentável. Se você souber de mais algumas atitudes que podem ajudar nesse processo, conte para a gente!

Por Jeniffer Elaina   |   Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.