Maior ponte do mundo está na América

Maior ponte do mundo está na América

Com seus míseros 38 kilometros e 422 metros de extensão (nossa!) tem quase três vezes a distância da maior ponte da américa latina localizada no Brasil que mede 13 kilometros e 332 metros de extensão (Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói).

Constituída por duas vias paralelas sendo uma inaugurada em 30 de Agosto de 1956 (há 54 anos atrás, com o início das obras no ano anterior, 1955 estabelecendo um recorde de prazo e tecnologia… putz!) e a outra em 10 de Maio de 1969 (levou quase dois anos para ser concluída).
Estamos falando da Ponte do lago Pontchartrain (Lake Pontchartrain Causeway) que atravessam o lago homônimo ligando Madeville a Metairie no estado de Lousiana, USA.

O projeto só foi possível com a utilização do concreto protendido, o mesmo usado na imponente sede do governo mineiro assinada por Niemeyer, inaugurada recentemente.
Chegando a 15 metros de altura na parte mais alta (para passagem de embarcações maiores), a altura predominante sobre as águas é de 5 metros, onde mais de 6000 pilares de concreto sustentam a rodovia sobre o lago.

A qualidade e engenharia da obra é tão impressionante que suas fundações mantiveram-se intactas após a violenta passagem do Furacão Katrina, em 29 de Agosto de 2005 (houveram apenas pequenos danos) levando a ponte a ser uma das vias importantes no socorro as devido aos estragos ocorridos em outras rodovias.

Fonte:
pt.wikipedia.org

Imagens:
commons.wikimedia.org
wayfaring.info

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

7 comentários em “Maior ponte do mundo está na América

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.