Dicas para arrumar emprego em 2020

Dicas para arrumar emprego em 2020

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, algo que acontece porque o número de vagas não é muito grande, embora a crise já tenha passado e também porque as pessoas buscam cada vez mais qualificação. Então, se liga nestas dicas para arrumar emprego em 2020.

Aqui falaremos sobre três questões muito importantes que podem ajudar quem está disposto a buscar uma vaga no mercado de trabalho: perfil profissional, currículo e carta de apresentação.

O que colocar no perfil profissional?

O currículo serve como o primeiro contato entre uma pessoa interessada por determinada vaga e quem está contratando. O perfil profissional funciona como a apresentação do candidato, com um resumo de suas habilidades e qualificações para executar a atividade.

Até pode parecer simples o desenvolvimento de um texto que fale sobre as suas habilidades, mas não é bem assim. É preciso cuidar para não cair em algumas armadilhas, que podem comprometer a sua candidatura a vaga, é necessário passar uma imagem criativa e de interesse pelo que está buscando.

Não deixe de colocar no perfil profissional o seu grau de conhecimento e também fale sobre o que você consegue se destacar. Suas conquistas anteriores é um outro ponto forte que pode estar presente nesta parte, não esquecendo de mencionar as suas competências.

Prepare o seu currículo

Quando o objetivo é arrumar um emprego em 2020, uma das coisas mais importantes é preparar um currículo. Esse material é importante porque através dele o avaliador poderá conhecer as suas principais habilidades e o seu histórico em outras empresas, além de dados sobre sua formação.

Atualmente existem diversas alternativas para elaborar um currículo criativo, como a Adobe Spark. Dá para pegar um modelo pronto na internet ou então preparar um por conta própria. O importante é que ele possua informações suficientes para que você possa conquistar determinada vaga.

Pense como se você fosse o avaliador, que recebe dezenas de currículos todos os dias, o que é mais importante? O material entregue deve ter no máximo duas páginas e olhe lá. Se tiver muito conteúdo desnecessário é possível que o avaliador nem olhe o seu currículo.

Como montar uma carta de apresentação?

A carta de apresentação, conhecida ainda como carta motivacional, é um material geralmente anexada ao currículo e entregue para avaliadores que estão em busca de novos funcionários. Diferente do currículo, ela é mais didática, mostrando porque o interessado é a pessoa certa para ser contratado e executar determinada vaga.

A carta de apresentação deve contar com um cabeçalho, onde poderá existir informações como o endereço do remetente e a data de envio. Em seguida vem a introdução, algo breve, onde a pessoa deverá falar sobre a posição desejada na empresa.

Esse material contará com o corpo de texto, onde suas informações podem ser apresentadas, mas de uma maneira mais corrida, diferente do que no currículo. E por fim, o fechamento, que serve para concluir a carta de apresentação. E não esqueça de se despedir no fim, com um “Atenciosamente”.

Tenha persistência

Você deve seguir as três dicas que apresentamos acima, com a elaboração de um bom perfil profissional, o desenvolvimento de um currículo da maneira correta, para conquistar o avaliador ao ler as suas informações e também com a carta de apresentação.

Você que está querendo arrumar emprego em 2020 tem que ser persistente. Nem sempre conseguirá logo na primeira tentativa, por isso é necessário continuar buscando alternativas. As empresas estão voltando a contratar e provavelmente você conseguirá uma vaga.

Photo by Justine FG from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.