Conheça 5 lugares do Brasil para viajar de trem

Conheça 5 lugares do Brasil para viajar de trem

Viajar de trem é muito comum em alguns lugares do mundo, entre os turistas e a própria população nativa em muitas cidades. Além de ser uma maneira rápida de conhecer muitos lugares, é segura e garante que você atravesse longas distâncias em pouco tempo. No Brasil, esse cenário é muito atraente também. As viagens nacionais de trem podem te oferecer experiências incríveis em diferentes regiões do país, com paisagens naturais como vales, montanhas, lindas cachoeiras e mirantes.

viagens-de-trem-pelo-Brasil

Algumas linhas ferroviárias brasileiras foram bem preservadas ao longo do tempo e oferecem viagens turísticas com muito charme e momentos inesquecíveis. Antes de mais nada, é bom fazer um planejamento. Alguns lugares podem precisar que parte do percurso seja feito de ônibus ou avião.
Assim, a TAM oferece passagens aéreas para o Brasil inteiro com preços acessíveis, sendo uma ótima opção para quem quer ver de perto as belezas naturais do país (veja algumas opções aqui).

Serra do Mar – Curitiba a Morretes (PR)

viagens-de-trem-Serra-do-Mar-Curitiba-Morretes-
Imagem/Reprodução: Pinterest

Todos os dias, partindo de Curitiba, sai o trem Serra do Mar em direção à cidade de Morretes. Em um trajeto de aproximadamente três horas (110 km), algumas das atrações são consideradas obras de arte em conexão com a natureza. Ao longo da viagem o trem irá passar pela Ponte São João, o túnel Roça Nova e o Viaduto do Carvalho – que consiste em contornar uma montanha. Além disso, paisagens exuberantes como a da vegetação e das cachoeiras irão acompanhar o trajeto durante todo o passeio.

São João del Rei a Tiradentes (MG)

viagens-de-trem-Sao-Joao-del-Rei-Tiradentes
Imagem/Reprodução: Pinterest

Com um percurso de aproximadamente 13 km, o trem que sai de São João del Rei (MG) percorre cidades históricas mineiras em apenas 40 minutos. Durante o trajeto, o turista irá poder apreciar o local de guerras dos Emboabas e ver antigas fazendas, como a Rio das Mortes e o Complexo Ferroviário. Para chegar ao trem é preciso ir à Estação de São João del Rei, que fica localizada a aproximadamente 180 km de Belo Horizonte.

Trem Maria Fumaça – Campinas a Jaguariúna (SP)

viagens-de-trem-Maria-Fumaca-Campina-Jaguariuna-
Imagem/Reprodução: Pinterest

O trem com destino a Jaguariúna passa por diversas fazendas de café e conta com uma atração à parte, a boa preservação das estações. Elas foram cenário de novelas de época. O trajeto dura aproximadamente 3h30 (ida e volta) e conta com horários disponíveis aos sábados e domingos. Outra atração do passeio é a parada em Pedro Américo, onde pessoas especializadas ensinam o público como é o funcionamento das locomotivas.

Serras Capixabas – Viana a Araguaia (ES)

viagens-de-trem-Serras-Capixabas-Viana-Araguaia
Imagem/Reprodução: Pinterest

O passeio de Viana até a cidade de Araguaia faz diversos passeios turísticos atravessando a serra e passando pelo meio da famosa e bela Mata Atlântica desde sua restauração, em 2010. O percurso é marcado por túneis, cachoeiras e pontes, passando pelas cidades Marechal Floriano e Domingos Martins.

Trem do Vinho – Bento Gonçalves a Garibaldi/Carlos Barbosa (RS)

viagens-de-trem-doVinho-Bento-Goncalves-Garibaldi-Carlos-Barbosa
Imagem/Reprodução: Pinterest

O Trem do Vinho faz um percurso de aproximadamente 23km (2h) e conta com atrações especiais. Além de apreciar paisagens serranas, o viajante poderá participar de uma deliciosa degustação de vinhos. Os vagões contam com animados grupos folclóricos que percorrem os carros cantando e dançando músicas típicas do local. Com parada na cidade de Garibaldi, a recepção é feita com mais dança, espumantes e suco de uva. É necessário fazer a reserva para garantir um lugar no passeio, que acontecem de quarta a domingo.

Grande Abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.