Como o empréstimo online pode ajudar na inclusão financeira?

Como o empréstimo online pode ajudar na inclusão financeira?

A modernização dos processos financeiros trouxe uma série de vantagens e facilidades para vida dos consumidores. Além da ampliação da oferta de produtos financeiros pelas fintechs – empresas que utilizam a tecnologia como meio de desburocratizar as operações financeiras – esse advento também estimulou a busca por plataformas que permitam mais autonomia na escolha e no manejo dos serviços contratados.

Esses fatores são muito importantes na chamada inclusão financeira. Este conceito se refere às pessoas não bancarizadas, ou seja, indivíduos que não fazem uso de qualquer tipo de produto financeiro. Este contingente de pessoas tem diminuído com o passar dos anos, mas ainda é bastante presente em países emergentes e subdesenvolvidos, como China, Brasil e Índia.

Crédito online auxilia no acesso a serviços bancários

Essa modernização se deve a um ponto central: o surgimento e crescimento das chamadas fintechs, empresas que utilizam tecnologia para tornar os processos financeiros menos burocráticos e mais confiáveis e seguros. Os campos de atuação dessas companhias são o crédito pessoal, saúde financeira, cartões de crédito, pagamentos, entre outros.

Oferecer crédito pessoal desburocratizado é um dos desafios das fintechs. Dessa forma, tanto quem nunca antes fez a requisição de um empréstimo quanto quem está com o nome negativado podem criar ou retomar o planejamento de suas finanças de uma maneira descomplicada e sem ter que passar por inúmeros processos que as instituições financeiras tradicionais possuem.

No caso de quem tem o nome negativado, essa é uma condição bastante importante. Plataformas de crédito pessoal como o site MoneyMan permitem que, mesmo que o cliente tenha apontamentos em seu CPF, seja possível obter dinheiro extra para quitar as suas dívidas e limpar o seu nome. Com isso, o consumidor volta a ser visto como bom pagador na praça e a ter novamente acesso aos produtos financeiros.

Segundo o mais recente estudo Radar FintechLab, existem hoje aproximadamente 30 fintechs especializadas em empréstimo pessoal, oferecendo toda a facilidade necessária para quem busca normalizar sua vida financeira e retomar sua autonomia.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.