Como o emocional pode influenciar no tratamento da infertilidade?

Como o emocional pode influenciar no tratamento da infertilidade?

Os tratamentos da infertilidade sugerem aos tentantes passarem por uma equipe multidisciplinar a fim de encarar com tranquilidade por todos os processos: do diagnóstico às terapias.

Ao enfrentar dificuldades para engravidar, o casal tende a ficar mais emotivo do que seu estado habitual, dificultando ainda mais lidar com as adversidades do período.

Estresse

Desde cedo, as pessoas se habituam a viver estressadas dentro de uma rotina atribulada, acumulando funções, cobrando-se para atingir metas, descansando pouco, de modo que essa fadiga acaba por ter um valor tão nocivo para a saúde quanto de uma irregularidade severa.

Aliás, esse estado emocional será responsável pelo aparecimento de disfunções no organismo ou piorar um quadro já existente. Quando se pretende engravidar, normalmente, os casais desenvolvem ansiedade para ver logo os resultados.

A soma dos hábitos de vida com as questões emocionais apresenta um forte impacto na fecundação. Por isso, muitos tentantes precisam recorrer a especialistas de reprodução humana para sanar as falhas de concepção.

Terapeuta ouvindo paciente no consultório

Lidando com o problema

Num primeiro momento, o médico vai avaliar clinicamente o casal, pedir exames de sangue e imagens para determinar os fatores impeditivos da gestação e sugerir um protocolo.

Se perceber que o emocional está interrompendo o tratamento da infertilidade, o especialista pode encaminhar os tentantes para um acompanhamento psicológico.

Porém, não é necessário aguardar por essa indicação para buscar ajuda psicológica. A própria pessoa deve pedir apoio especializado sempre que se sentir sobrecarregada com suas emoções.

A fim de evitar doenças psicossomáticas ou esgotamento emocional, os tentantes podem buscar alternativas para driblar o estresse e ansiedade, como:

  • Praticar atividades relaxantes;
  • Mudar hábitos alimentares e na rotina;
  • Buscar apoio profissional e de familiares;
  • Estabeleça prioridades;
  • Iniciar um tratamento da infertilidade.

No auxílio psicológico, o profissional vai estimular o paciente a perceber os gatilhos de suas emoções, aceitar a situação e lidar positivamente com os problemas.

Uma opção que contribui significantemente para o aumento de cobranças e estresse é insistir no coito programado durante o período fértil da mulher. Apesar de eficaz, centrar-se apenas nessa conduta pode gerar um desgaste entre o casal, dificultando mais a fecundação.

Tratamento da infertilidade

Portanto, para lidar com dificuldades para engravidar, os tentantes devem iniciar um tratamento da infertilidade. Ninguém melhor do que um especialista para propor uma terapia individualizada.

Isso não significa passar por todas as etapas de reprodução assistida. De acordo com o que for detectado nos exames, algumas intervenções podem ser indicadas, como medicamentos ou protocolos mais incisivos, como inseminação artificial.

Inclusive em tratamentos da infertilidade, o desequilíbrio emocional pode afetar a fecundação do embrião. Sendo assim, é importante ter disciplina para passar pelas etapas do processo e jamais desistir, se não der certo na primeira tentativa.

Dependendo da interferência, o repouso e relaxamento da mulher são imprescindíveis para o sucesso da operação. Ter essa consciência é primordial na hora de encarar um tratamento de reprodução humana, então os tentantes devem buscar maneiras de se sentirem confiantes e tranquilos durante todo o processo.

Grande Abraço!

Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours