Entenda como é feita a cirurgia plástica na orelha e quem pode fazer

Entenda como é feita a cirurgia plástica na orelha e quem pode fazer

 A decisão de fazer uma cirurgia plástica normalmente acontece na idade adulta e se torna ainda mais popular ao longo do processo de envelhecimento. Porém, algumas deformidades, como no caso das orelhas de abano, tornam a necessidade de tomar essa decisão ainda na infância. Para pacientes que apresentam tal condição,  entenda como é feita a cirurgia plástica na orelha, quem pode fazer e quais os resultados esperados.

Meu filho tem orelha de abano. Ele precisará de cirurgia plástica na orelha?

A partir dos 5 anos de idade já possível perceber alterações na proporção e equilíbrio dos membros que compõem a face. É por volta dessa idade que pais e familiares percebem que a criança possui um problema estrutural nas orelhas, que se torna cada vez mais visível. Nesses casos, como saber se é o caso de optar pela cirurgia plástica na orelha?

A decisão de fazer uma cirurgia plástica na orelha deve ser tomada entre os pais, a criança e o cirurgião plástico. Esse tipo de deformidade, normalmente, não traz nenhum prejuízo auditivo e está relacionada apenas ao desconforto estético causado. Mais ou menos por volta dos 6 anos, que é quando a criança começa a ir à escola, é possível perceber se as orelhas de abano interferem em seu comportamento e se ela está sofrendo algum tipo de dano emocional por sua aparência.

É importante levar em consideração as queixas e argumentos de seu filho, para que ele se sinta seguro em todo o processo cirúrgico, caso essa seja a opção.

Como é feita a cirurgia plástica na orelha?

A otoplastia, termo usado para a cirurgia plástica na orelha, é feita em centro cirúrgico, com anestesia local e sedação. É recomendado que o paciente faça um pré-operatório completo, incluindo exames laboratoriais e avaliação médica. No caso das crianças, também é necessário confirmar que seu filho não possui nenhum tipo de infecção auditiva crônica.

Geralmente, a cirurgia plástica de orelha bilateral demora em média 90 minutos, e a unilateral leva cerca de 60 minutos. Após a anestesia, o cirurgião plástico inicia o procedimento, usando técnicas cirúrgicas que aumentam a borda da orelha e diminuem a cartilagem da concha, que é a região mais profunda e de maior extensão do ouvido externo. Os cortes da cirurgia plástica na orelha são feitos atrás da orelha e não ficam visíveis.

Os resultados da cirurgia plástica na orelha podem ser vistos no momento da retirada dos curativos, o que acontece até 2 dias depois da cirurgia.

A orelha de abano pode voltar com o tempo?

O resultado da cirurgia plástica na orelha é definitivo, desde que a otoplastia seja feita de maneira correta. Alguns pacientes adultos procuram cirurgiões plásticos para refazer a cirurgia plástica feita na infância, mas que não foi bem sucedida. Além de procurar um cirurgião plástico com ótimas referências e em quem você confie, também é preciso seguir à risca todas as orientações do pós-operatório. Um pós-operatório bem feito é fundamental para que a cirurgia plástica na orelha não precise ser refeita ao longo da vida.

Grande abraço!

Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours