Como combater a estafa no trabalho

Como combater a estafa no trabalho

Tem se sentido sempre cansado e sem paciência ou vontade até para fazer as coisas que você gosta? Isso pode ser um sinal de estafa. Acompanhe este artigo e descubra como combater a estafa no trabalho.

A estafa vem se tornando um problema cada vez mais comum atualmente. São afazeres, trabalhos que obrigam as pessoas a ficarem muito tempo conectadas a celulares e computadores e excesso de informações que a torna real na vida de muitas pessoas.

Apesar muitas pessoas ainda acharem que essa condição não passa de frescura, a estafa ou cansaço mental, como também é chamada, trata-se de um problema sério que precisa ser tratado de maneira correta.

Causas e sintomas da estafa ou cansaço mental

Entre as principais causas da estafa é possível destacar três: trabalho excessivo, especialmente sem pausas ou férias por muito tempo; períodos extensos de estudo, pesquisa, ou qualquer outra atividade intelectual; e quadros de depressão e ansiedade sem tratamento ou acompanhamento médico.

Os sintomas da estafa são fáceis de serem detectados e podem se resumir em: desânimo, sonolência, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, insônia, perda de memória, irritação, alterações de humor constantes, tristeza e angústia.

Consequências físicas da estafa

Um quadro de estafa, quando prolongado, pode trazer uma série de consequências físicas, como uma baixa na imunidade, responsável pelo o surgimento de diversas doenças, como problemas de hipertensão, dores de cabeça e no corpo, gastrites, úlceras e mais.

Por isso, evitar esse tipo de problema é sempre o mais indicado e para isso a solução pode ser simples.

Dicas para combater a estafa no trabalho

Se possui uma rotina de trabalho estressante ou sente que alguns dos sintomas mencionados anteriormente estão se tornando constantes na sua vida, vale a pena seguir as dicas a seguir:

  • Organize suas tarefas: uma boa maneira de evitar o estresse diário é organizar todas as suas tarefas por prioridade. Esse controle ajuda a evitar picos de ansiedade e desgastes desnecessários;
  • Não se comprometa demais: evite assumir mais tarefas do que sabe que pode dar conta tranquilamente sem comporte sua rotina ou qualidade de vida;
  • Procure um profissional: se mesmo seguindo essas dicas você sentir que ainda não está bem, procure um profissional da saúde para ajudar. A maioria dos planos de saúde empresariais contam com esse tipo de cobertura e, se sua empresa oferece um, você pode aproveitar. Se sua empresa não oferece e você não tem um por conta, vá ao posto de saúde mais próximo;
  • Pratique uma atividade física: se você não tem tempo para ir à academia, tente começar apenas evitando o elevador, ou fazendo pequenas caminhadas;
  • Alimente-se melhor: muitas vezes, uma rotina corrida traz hábitos alimentares ruins com ela, evite-os ao máximo. Procure fazer sempre refeições balanceadas e saudáveis e beba bastante água;
  • Faça pausas durante o expediente: sempre que possível, faça uma pausa de alguns minutos, dê uma pequena caminhada, tome um café e converse com um colega. Isso ajuda a aliviar a pressão;
  • Respeite seu horário de descanso: evite levar trabalho para casa ou fazer horas extras com frequência, um bom descanso regular é fundamental para evitar a estafa.

Agora que você conhece mais sobre a estafa no trabalho, sabe quais são seus sintomas e como evitá-los, será muito mais simples conseguir manter sua saúde em dia.

Por Jeniffer Elaina

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

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