Como combater o Zika vírus

Como combater o Zika vírus

A pergunta que não quer calar: Como agir para combater o Aedes Aegypti vetor (transmissor) do vírus da Zika, da Dengue e da chikungunya?
Este é um dos assuntos que está tomando conta não só das redes sociais, mas da maioria das organizações de saúde pelo mundo, principalmente no caso do Zica vírus.
A dengue e a chikungunya também, mas em escala inferior.
O problema é que o Zika vírus quando presente em uma gestante pode afetar gravemente o feto (não acontece com todas as gestantes) provocando em alguns casos, a microcefalia nos bebês.

Bebê-com-microcefalia-Brasil
Bebê com microcefalia (Foto: Rede Globo)

A situação é tão grave que a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou no último dia 01 de fevereiro de 2016, grau de: Emergência Pública Mundial para os casos de microcefalia, suspeitos de terem relação com o Zika Vírus, que está em nível epidêmico.
Para se ter uma ideia, isto aconteceu em apenas 4 ocasiões, desde o nascimento da entidade (7 de abril de 1948) até os dias de hoje, para uma epidemia viral, sendo, a gripe H1N1 no ano de 2009, o Ebola em 2014 (resposável pela morte de 11 mil pessoas na África) e a Poliomielite também em 2014.

criancas-com-microcefalia
Foto: Reprodução / Daily Mail

O mínimo que podemos fazer, além de combater o mosquito em nossa própria casa, é nos conscientizar da necessidade de combater esta epidemia que pode estar bem mais perto da gente do que imaginamos.
O vídeo abaixo produzido com maestria, traz de forma simples, clara, objetiva e até divertida as informações mais importantes que todos devemos saber sobre a doença.
Assita e compartlhe. É utilidade pública. É para todos.

Grande abraço!
Arte do vídeo: ilustrador Quinho

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.