Como cuidar da minha saúde bucal?

Como cuidar da minha saúde bucal?

Cada vez mais, as pessoas têm se preocupado com a saúde da sua boca. Essa preocupação pode apenas trazer benefícios, uma vez que evita desconfortos, dores e até mesmo doenças.

Isso mostra como é essencial cuidar dos seus dentes para garantir que a sua boca esteja livre de doenças.

Por esse motivo, é muito importante seguir as recomendações do especialista na área da saúde odontológica, pois é uma das maneiras mais eficientes de combater doenças e realizar as prevenções necessárias.

Confira algumas dicas sobre como cuidar da sua saúde bucal e manter-se livre de dores e desconfortos.

Cuide da sua alimentação

Você não pensou que essa seria a primeira dica, não é mesmo? Entretanto, a alimentação desempenha um papel fundamental para manter o bom funcionamento de todo o organismo, incluindo também a saúde da boca.

Isso mostra como, em nosso corpo, tudo está interligado. Os alimentos que garantem energia ao nosso organismo, também são responsáveis pela proteção.

Ainda assim, existem aqueles alimentos que são benéficos para a saúde bucal, como também os que são prejudiciais. Por isso, é sempre importante atentar-se a quais são eles, para evitar os seus excessos.

Os açúcares e carboidratos ricos em amido são os grandes vilões da saúde bucal. Isso porque, quando as bactérias existentes na boca entram em contato com esses alimentos, produzem substâncias ácidas que causam a desmineralização e deterioração dos dentes.

É dessa forma que as cáries são formadas. Por esse motivo, é muito importante não cometer excessos durante a alimentação, principalmente com aqueles alimentos que você sabe que podem prejudicar a sua saúde bucal.

Ninguém quer sentir dores extremas durante a noite e ter que se encaminhar para um dentista 24 horas, não é mesmo? Por isso, é muito importante tomar cuidado com a sua alimentação, até para evitar fraturas nos dentes.

Beba água

Da mesma forma, é muito importante que seja ingerido a quantidade ideal de água aconselhada pelos profissionais, que para adultos é de dois litros por dia.

Isso porque a saliva desempenha um papel fundamental na saúde de todo o nosso corpo, mas principalmente na saúde bucal. Auxilia diretamente na mastigação, ajudando a quebrar os alimentos em partículas menores, facilitando na digestão.

Além disso, também tem a sua importância na proteção dos dentes. A saliva atua diretamente na remineralização dos dentes, diminuindo as chances de aparecem cáries na boca.

Da mesma forma, na boca seca há uma grande proliferação de bactérias, o que faz com que se forme o mau hálito. Beber os dois litros de água recomendado por dia auxilia diretamente nessa função, mantendo o hálito fresco durante o dia.

Cuide da sua higiene bucal

De nada adianta ter uma alimentação equilibrada e beber dois litros de água por dia se as higienizações não são feitas diariamente e da maneira correta.

Segundo recomendações do plano de saúde odontológico, é muito importante que as escovações sejam feitas pelo menos três vezes por dia, logo após as refeições. Da mesma forma, o uso do fio dental é essencial.

Isso porque, além de retirar as partículas de alimentos que ficam presas em locais que a escova não alcança, o uso do fio dental é fundamental para a remoção da placa bacteriana. 

A placa bacteriana é uma película pegajosa que se forma nos dentes e na gengiva e é a causa principal para doenças gengivais como a gengivite e a periodontite.

Entretanto, é muito fácil realizar o gengivite tratamento, fazendo com que não evolua para a doença em seu estágio mais avançado, que é a periodontite. O tratamento da gengivite se dá pela retirada total da placa bacteriana, em consulta ao dentista, podendo ser feito pelo próprio plano de saúde odontológico.

Dessa forma, é possível evitar o grau mais avançado da doença, que tem efeitos irreversíveis, podendo inclusive causar a perda dentária.

Além disso, para cuidar da higiene bucal é essencial que o dentista do plano de saúde odontológico seja visitado regularmente. Isso significa que, a cada seis meses, a consulta deve ser marcada.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir a prevenção de doenças. Como dito anteriormente, a retirada da placa bacteriana é fundamental para que não se forme o tártaro, assim como também diminui as chances de surgirem doenças gengivais.

Caso precise procurar por um dentista, é possível encontrar através de buscas na internet. Cada vez mais, os profissionais da área da saúde têm investido no marketing digital na odontologia, garantindo que os pacientes o encontre rapidamente. 

As dicas acima são simples e fundamentais para manter sua saúde bucal em dia, portanto, nada de negligenciar. Seguindo as dicas acima, é possível diminuir as chances de problemas bucais. E então, o que acha de colocar em prática e ter uma boca saudável todos os dias? 

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.