Turismo curioso: conheça alguns dos museus mais inusitados do mundo

Turismo curioso: conheça alguns dos museus mais inusitados do mundo

Os museus são espaços dedicados à conservação da arte e objetos históricos, mas também podem reunir temas e estruturas bem peculiares, ajudando a ampliar o conhecimento de forma divertida e curiosa.

Selecionamos alguns museus para lá de curiosos espalhados pelo mundo. Confira!

Museu Subaquático de Arte – Cancún | México

Imagem/Reprodução: musamexico.org

Com mais de 500 obras submersas nas águas que rodeiam Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc, o MUSA foi inaugurado em 2009.

Em um projeto ousado, as peças foram concebidas pelo artista inglês Jason deCaires Taylor, com materiais que ajudam a promover a vida marinha. A ideia é demonstração a integração da arte com o meio ambiente e as visitas podem ser feitas em embarcações de vidro ou mergulhando na área.

 

Museu Nacional da História Funerária – Houston | EUA

Imagem/Reprodução: divertingjourneys.wordpress.com

Desde 2002, o National Museum of Funeral History atrai milhares de visitantes todos.Suas exposições permanentes que reproduzem com cuidado detalhes como uma simples coroa para velório até a réplica de grandes estruturas como cemitérios e necrotérios.
O museu conta com um acervo exclusivo de artefatos papais fora do Vaticano, doados para a exposição que recria o enterro dos sacerdotes.

 

Museu da Batata Frita – Bruges | Bélgica

Imagem/Reprodução: frietmuseum.be

Apesar de a Bélgica ser famosa por seus chocolates sofistcados, é lá que um museu foi inteiramente dedicado a uma das iguarias mais apreciadas em todo mundo: a batata frita. O Friet Museum conta a história milenar das batatas, que começa nos Andes até a criação das fritas por seus militares. São centenas  de objetos reunidos para homenagear esta receita tão querida.

 

Museu Internacional do Vaso Sanitário – Nova Delhi | Índia


Foto/ Reprodução: sulabhtoiletmuseum.org

Por mais que a ideia pareça bizarra, a curadoria e exposição de privadas têm uma causa para lá de nobre para os indianos.  Tudo começou quando o sociólogo Dr. Bindeshwar Pathak iniciou o movimento sanitário Sulabh em 1970. Desde então então o museu e mais de 50 mil voluntários trabalham para difundir o uso dos vasos sanitários pelo país.

Apesar do seu expressivo crescimento econômico, na Índia apenas 30% de sua população têm acesso a saneamento básico e água tratada.

 

Museu do Ramem Instantâneo Momofuko Ando – Osaka | Japão

Imagem/Reprodução: osaka-info.jp

Os japoneses são surpreendentes sempre que podem juntar a tecnologias às suas paixões. E é exatamente isso o que acontece no Museu do Ramem, também conhecido conhecido como Museu do Cup Noodles. Além de homenagear Momofuko Ando, o criador desse tipo de macarrão instantâneo que conquistou o mundo, o local oferece visitas guiadas e interativas sobre os mais diversos tipo de ramem que existem pelo planeta. Os visitantes podem criar sua  própria embalagem exclusiva para o macarrão e degustar algumas de suas edições limitadas.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.