Saiba o que usar para decorar a sua casa de um jeito simples e estiloso 

Saiba o que usar para decorar a sua casa de um jeito simples e estiloso

9 dicas para fazer uma decoração personalizada, linda e on budget para sua casa

Quase todo mundo já ficou olhando para uma parede branca em casa, imaginando o que poderia mudar na decoração. Que tal transformar seu ambiente de forma divertida, prazerosa e personalizada?

Não é preciso um grande orçamento para criar composições.

Afinal, o fundamental, quando se pensa em decoração de interiores, é a representação da personalidade do morador no arranjo.

Mesmo os toques simples, como uma pintura, um rearranjo dos móveis ou um mural de fotos e recados na parede podem fazer uma grande diferença.

Confira algumas dicas e truques de decoração no estilo “faça você mesmo” para criar um ambiente cheio de estilo e personalidade.

Defina qual é sua inspiração

O primeiro passo para repaginar sua casa é pensar sobre quem você é, do que gosta e o que deseja transmitir no ambiente. Seja uma proposta mais romântica, moderna ou rústica, o importante é a disposição em se dedicar e caprichar no trabalho!

Pense o espaço

Com um estilo em mente, a próxima etapa é avaliar o cômodo. Qual o espaço disponível? O que você gostaria de manter? O que você gostaria de se desfazer? Muitas vezes, revistas, livros, quadros, pratinhos e vasos vão se acumulando ao longo do tempo. Desfazer-se deles é uma maneira de conseguir um espaço mais limpo e pronto para ser redecorado.

Mude de lugar

A arte oriental do feng shui se baseia na posição dos móveis e elementos decorativos e na harmonia que eles transmitem. Uma forma simples de mudar completamente sua casa é rearranjar os móveis. Busque manter os locais de circulação intensa, como corredores, livres de obstáculos; também vale aproveitar a iluminação natural, deixando as janelas desobstruídas.

Dê uma nova cara ao velho

Cansado de olhar sempre para os mesmos móveis? Reformá-los é uma excelente opção para dar um quê de personalidade. A técnica mais simples é a pintura, mas os mais ousados podem se aventurar na criação de texturas, por meio do envelhecimento ou do laqueamento, por exemplo.

Incorpore partes da sua história

Ainda existe uma ideia de que tudo na decoração deve vir direto do showroom, mas não precisa ser assim. Incluir objetos de valor sentimental é uma maneira de deixar seus espaços extra especiais, já que a decoração será única, somente sua. Um desenho feito pelo filho ou sobrinho emoldurado, o vaso que é herança de família, o instrumento musical que você toca… todos eles podem ficar lindos expostos em cômodas e prateleiras.

Inclua memórias de forma simples e bonita

Um mural de fotos e recados pode dar vida a uma superfície monótona. É uma peça simples e acessível, além de muito versátil: combina com qualquer cor e textura. Nunca dois murais serão iguais, já que você colocará suas próprias fotos, bilhetes, mensagens e desenhos nele. Além disso, os murais são objetos dinâmicos: é possível mudar o layout das imagens ou, até mesmo, trocá-las quando quiser!

Traga um pouco do jardim para os interiores

Quem não adora plantas? Folhagens trazem, muito literalmente, vida ao ambiente. Para quem dispõe de espaços maiores, costelas-de-adão e samambaias podem sobreviver em cômodos, desde que tenham exposição adequada à luz e recebam devidamente água. Para quem não tem disponibilidade para cuidar de uma folhagem, cactus e suculentas são opções cheias de charme e de fácil manutenção.

Recicle e organize

Está sofrendo para encontrar as chaves? Ou aquela caneta bem no dia que você precisava? Uma boa alternativa é reciclar potes de vidro, latas e caixas para organizar seus objetos. Isso vai liberar espaço nas suas gavetas e prateleiras para colocar livros, plantas e enfeites. No espírito de “faça você mesmo”, pintar e decorar os recipientes com o tema da sua decoração dá um toque delicado ao ambiente.

Artesanato, sim

Incorporar seus próprios trabalhos é uma ótima maneira de tornar sua decoração 100% exclusiva. Uma manta feita à mão, esculturas, bordados, pinturas… todo artesanato pode ocupar uma posição no seu arranjo.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.