O Eco premiado no desafio Google Brasil

O Eco premiado no desafio Google Brasil

Pela primeira vez realizado no país (já feito na Inglaterra e Índia ano passado), o Desafio de Impacto Social Google / Brasil teve a Associação O Eco entre os dez finalistas.
Apenas os quatro primeiros colocados seriam agraciados com o premio de 1 milhão de reais para tocarem seus projetos vencedores. Porém em atitude surpreendente a gigante Google resolveu agraciar também os 6 finalistas restantes com meio milhão de reais para a execução de seus projetos.
Muito legal não acham?

desafio-impacto-ambiental-google-brasil

O projeto Rede Info Amazônia da Associação O Eco que ficou entre os 10 finalistas, irá mapear a qualidade da água local em 4 diferentes cidades da Amazônia (Rio Branco, Belém, Manaus e Porto Velho) através de 80 sensores conectados formando uma rede de proteção.
A ideia é reduzir a destruição ambiental e também o número de doenças causadas pela contaminação da água que fica imprópria para o consumo humano.
Num período de 2 anos o projeto beneficiará cerca de 4 milhões e duzentas mil pessoas da região gerando e enviando informações principalmente via SMS sobre a qualidade da água.

Sensor-Riffle-O-Eco-monitora-qualidade-agua

Viviane Senna chefe do Instituto Ayrton Senna, MV Bill (rapper, escritor e ator) fundador da Central Única das Favelas, Josué Gomes da Silva Presidente da Coteminas, Luciano Huck fundador do Instituto Criar e Jacqueline Fuller diretora do Google.org formaram o “timaço” de jurados responsável pela escolha dos vencedores além é claro do júri popular.

Os critérios principais os quais foram baseados as votações foram quatro:

  • Impacto na Comunidade
  • Inovação
  • Viabilidade
  • Escalabilidade

finalistas-e-jurados-desafio-impacto-ambiental-google

Assista o vídeo do Rede Info Amazônia:

Só nos resta deixar mais uma vez os parabéns para esses guerreiros que lutam diariamente contra as adversidades para que o mundo amanheça a cada dia melhor.
Pelo menos esta é a proposta de esperança que envolve alta tecnologia ambiental.
Grande abraço!

Imagens: ((o))Eco

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.