VIDA, DESAFIO CONSTANTE

VIDA, DESAFIO CONSTANTE

Por Antônio de Oliveira

Quando preenchemos uma ficha de check-in num hotel, no item nacionalidade, entendemos tratar-se do país de nascimento, terra natal, pátria.

Em latim, “terra patrum” significa terra mãe, território dos pais.

Quando alguém morre, não raro se ouve dizer: – Foi juntar-se aos seus!

Em latim, foi “ad patres”. Al di là…

Na verdade, existe uma correlação entre o viver e o morrer, sendo ambos, o viver e o morrer, considerados artes; “ars vivendi” e “ars moriendi”.

“Os mortos não estão ausentes: permanecem vivos, falam-nos nos sonhos, pesam-nos na consciência.” (Mia Couto, A confissão da leoa)

Estamos sempre a conviver com Eros e Thánatos, deus da morte, filho da Noite e Hipnos.

Eternizamos o além pela fé, pela arte, pela poesia, pelas boas obras. Imortalizam-se famosos com grandes monumentos e suntuosos mausoléus.

A vida parece um sonho. Um sonho que nos mantém acordados. Sonho fantástico como o desenrolar de uma novela. “A vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim.”

Todo ser vivente, desde o arbusto ao mais robusto, vive perigosamente. Tem seus momentos de vacilo como qualquer equilibrista na corda bamba.

Noites traiçoeiras… A ventania arranca telhados, a chuva torrencial provoca inundações. Calor abrasador ou o frio padecente, barragens que se rompem. Covid-19. Avassaladora.

Enfim, viver é um desafio constante. O que se quer de nós é coragem. Virtude da força interior, coragem é virtude do coração que nos faz lutar pelo nosso aperfeiçoamento, dia após dia.

Coragem, do latim, “coraticum”, que significa agir com o coração.

Opõe-se à covardia e ao egoísmo. É aliada do livre-arbítrio, da superação dos medos e da firmeza no agir. Enquanto é tempo.

No trem da vida. o apito, antes de cada estação, mais que ao ouvido, anuncia ao coração das pessoas que o desafio que estava longe vai se tornando cada vez mais perto. A fumaça da locomotiva fica para trás na linha do tempo. “O trem que chega é o mesmo  trem da partida.” E vamos nessa…

Professor | Escritor | Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| email:  [email protected]
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Photo by Lynn Cummings from FreeImages

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours