Entenda como funciona o processo de reciclagem

Entenda como funciona o processo de reciclagem

Reciclar certos objetos de casa é uma atitude essencial para o meio ambiente. Além de ser um processo de renovação dos itens, essa prática permite a criação de novos objetos a partir dos antigos.

Diversos materiais são descartados diariamente, porém, muitos deles possuem utilidades jamais pensadas antes. Com criatividade é possível modificar objetos e torná-los peças únicas para a decoração e mobília de casa, por exemplo.

Parece impossível? Saiba que não é! Por toda a versatilidade sua casa pode ganhar um toque especial sem que você gaste muito. Para descobrir, acompanhe nosso conteúdo e conheça alguns processos de reciclagem. Confira! 

Uma atitude que preserva o meio ambiente

Além de qualquer coisa, é importante destacar o motivo da reciclagem ser tão importante! Claro que objetos reciclados podem se tornar peças decorativas com muito personalidade, mas o maior benefício dessa atitude é a preservação do meio ambiente. 

Esses gestos de conservação melhoram a qualidade de vida e reduzem a poluição do solo, água e ar. Para isso, na reciclagem podem ser aproveitados os seguintes produtos: 

Papel e metal

Jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel; latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre e o próprio alumínio.

Vidro e plástico 

Potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro; potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos e sacolas de supermercado, por exemplo.

Com um bom reaproveitamento do vidro e a aplicação de uma técnica de jateamento em vidro, é possível criar uma nova peça para sua casa. 

Componentes eletrônicos

A reciclagem de eletrônicos é fundamental também. O ideal é nunca jogar fora esses componentes e procurar um local adequado para que sejam descartados. 

Saiba como aproveitar itens reciclados em casa

Sabendo da função principal da reciclagem, vamos destacar algumas maneiras para se reaproveitar os itens reciclados.

Decorar é algo importante em toda casa, principalmente por ser uma forma de transmitir a personalidade dos moradores. Pois nada melhor que um item totalmente personalizado para isso, não é mesmo?

Os móveis de madeira rústica são excelentes para a decoração e, com certos toques e mesclas com outros itens dão um toque diferenciado ao ambiente.

No entanto, se você busca formas de decorar reciclando e economizando dinheiro, com criatividade é possível criar diversos itens! Confira alguns objetos fáceis de encontrar e como podem ser aproveitados:

Poltrona de pneu

Os pneus são descartados diariamente e em uma quantidade enorme. Por isso, material é o que não falta para ser reaproveitado! 

Então, por que não usar esse objeto para fazer um banco ou sofá? Tudo o que você precisa é o próprio pneu, claro, e um tecido bonito para servir de forro.

Adicionando pernas de madeira e algo resistente para o centro é possível construir poltronas e mesas excelentes para a região externa, como varanda, jardim, deck de madeira ou quintal. É um objeto reciclado que pode mudar muito a decoração da sua casa.

Vasos e copos feitos com garrafa

Garrafas são objetos presentes em todas as casas! Com elas é possível criar vasos para a decoração da sua casa. Para isso, basta cortar a garrafa ao meio e moldar a borda da forma que preferir. 

Para o vidro, é se pretende cortar a garrafa ao meio basta uma técnica bem simples: molhe um barbante com álcool e amarre a garrafa antes de colocar um balde com água fria por baixo. Depois, ligue o isqueiro e passe no barbante. 

Em seguida vire a garrafa várias vezes em movimento circular. Depois de um certo tempo, coloque a garrafa na água fria para assim, separar as duas partes.

Reciclar faz bem e pode ser útil para economizar

Como vimos ao longo deste conteúdo, além de extremamente importante para o meio ambiente, a reciclagem é um atitude importante tanto ao meio ambiente quanto para o bolso.

Certos itens decorativos podem ser caros e muitas vezes pesam no orçamento. Reciclando garrafas de plástico ou vidro, pneus e outros objetos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente é possível deixar sua casa mais bonita.

Esses objetos, com um pouco de criatividade, ao invés de serem descartados como lixos comuns podem virar excelentes itens de decoração para a sua casa, mostrando o fato da reciclagem ser uma alternativa prática, econômica e sustentável. 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.