Dor de dente: o que pode ser? 

Dor de dente: o que pode ser? 

Muitas pessoas chegam ao dentista com dor de dente, sem saber exatamente o que pode ter acontecido. Isso mostra como as consultas regulares ao dentista não têm sido realizadas da maneira que deveriam.

O grande problema da maioria dessas pessoas que vão ao consultório que chegam com dor, é que elas esperam o ápice da dor para procurar ajuda profissional junto ao convênio dentário.

Isso pode fazer com que o problema já esteja em um estágio mais avançado, assim como a dor extrema faz com que o tratamento seja ainda mais doloroso.

Vá ao dentista periodicamente

Essa dica é para aqueles que nem querem ter dor de dente. Com as consultas periódicas, é possível garantir que todos os cuidados necessários serão tomados para garantir que você terá uma boca saudável, ou seja: livre de desconfortos, de dores e de doenças.

As consultas para aquelas pessoas que estão com a boca saudável devem ocorrer uma vez a cada seis meses. Além de avaliar a situação bucal, o dentista também realiza limpezas e restaurações, caso seja necessário, pelo próprio convênio dentário.

Assim, é possível garantir que aquelas doenças que estavam se formando, ou prestes a se formar, não atingirão a sua boca, garantindo mais tranquilidade ao paciente.

Caso seja necessário procurar por um dentista para você e sua família, é possível encontrar através das estratégias estabelecidas pelo marketing digital na odontologia. Muitos dentistas apostam em estratégias para aumentarem sua visibilidade. Dessa maneira, é possível garantir que você encontrará um profissional de qualidade e que ofereça um bom atendimento de forma rápida e prática.

O que pode ser a minha dor de dente?

Diferentes razões podem causar a dor de dente. Entretanto, a grande maioria delas está ligada à má higienização bucal.

Como todo profissional de clínica odontológica indica, é importante realizar as higienizações bucais da maneira correta para garantir que a sua saúde bucal se mantenha em dia. 

As escovações devem ser pelo menos três vezes por dia, além do fio dental que deve ser usado diariamente. Dessa forma, é possível garantir que a grande maioria dos restos de alimento que ficam presos nos dentes e entre eles serão devidamente retirados, não causando as inúmeras doenças que podem atingir uma boca.

Cáries

As cáries são causadas por conta da alta ingestão de alimentos açucarados e ricos em carboidratos. Quando as bactérias existentes na boca entram em contato com esses alimentos, liberam substâncias ácidas que roubam os minérios dos dentes, causando a sua desmineralização e a sua deterioração.

Quando a cárie se instala no dente, começa como um pequeno orifício na superfície do dente ou entre eles. Com o tempo, se as higienizações não forem feitas da maneira correta e ocorrer um maior acúmulo de alimentos nesses dentes, o estágio da cárie pode ser agravado, o que causam dores intensas.

Por esse motivo, é sempre importante realizar as consultas periódicas. Existe um longo processo entre a formação inicial da cárie até chegar ao ponto em que ela doa muito. Além disso, há sempre a possibilidade de realizar uma restauração pelo convênio dentário para que esse processo seja quebrado.

Nos casos mais graves, é necessário realizar o tratamento de canal para que o dente não tenha a necessidade de o dente ser extraído.

Dente do siso

O dente do siso ou do juízo, como é popularmente conhecido é aquele dente que nasce após todos os outros nascerem, entre os dezesseis e vinte anos.

A própria erupção dos dentes pode causar incômodo e uma grande dor. Por isso, muitos profissionais decidem extrair o dente antes mesmo de acontecer.

Isso porque o dente do siso pode trazer alguns problemas quando nasce. A arcada dentária normalmente já está totalmente estabelecida, o que significa que muitas vezes não há espaço para o dente.

Isso pode fazer com que todos os outros dentes da arcada se movam para que o dente caiba ali naquele espaço. Dessa forma, há um apinhamento dentário, o que pode entortar todos os outros dentes, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo e o sorriso perfeito que ele sempre sonhou.

Além disso, o dente do siso é de difícil higienização, o que pode fazer com que ocorra cáries ou outras doenças com uma maior frequência. Por esse motivo, a maioria dos profissionais prefere extraí-los antes mesmo de nascer.

Doenças gengivais

As doenças gengivais são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Ou seja, isso principalmente ocorre quando não há a higienização bucal necessária.

Para prevenir que essas doenças se instalem em sua boca, é muito importante o uso do fio dental. Essa é uma das maneiras mais eficientes de retirar a placa bacteriana, que é uma película pegajosa, de se acumular nos dentes e gengiva.

A primeira fase dessa doença é a gengivite. Nesse momento, há uma inflamação da gengiva que pode ser facilmente tratada no consultório odontológico, através das limpezas feitas pelo dentista através do convênio dentário.

Entretanto, quando essa doença não é devidamente tratada, ela evolui para a periodontite, que pode trazer danos irreversíveis à saúde bucal e ao dente do indivíduo.

Isso porque a periodontite atinge os tecidos e ossos de sustentação do dente. Nesse momento, grandes dores atingem o dente, pois eles ficam moles e muitas vezes podem até cair.

Por esse motivo, é essencial que as consultas periódicas sejam realizadas, pois é a maneira mais eficiente que a placa bacteriana se forme e que essas doenças se instalem em sua boca.

Todo cuidado é pouco! 

Vimos algumas causas de dor de dente e agora que sabemos possíveis causas, é possível se atentar aos sinais e procurar por um dentista assim que os primeiros sintomas surgirem. Nada de negligenciar a saúde! É importante estar atento e se a dor no dente persistir, procure imediatamente um dentista, combinado!?  

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.