Dor de cabeça em excesso? Isso pode ser má postura!

Dor de cabeça em excesso? Isso pode ser má postura!

Jornadas na frente do computador sentado de forma inadequada pode prejudicar a sua saúde

A dor de cabeça de forma excessiva pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles, o estresse, falta de sono e a má postura. Uma das alternativas para a última questão pode ser a utilização de cadeiras confortáveis no seu dia a dia, principalmente quando encaramos uma jornada longa de trabalho.

Se você já sentiu ou sente dor de cabeça por um longo período, toma remédios e ela não melhora, pode ter ligação com a postura.

Cada ação pode ir levando a outra, pois com uma postura inadequada a pessoa poderá ter dor de cabeça. Além disso, se não render como o esperado no trabalho, gerará em mais estresse e na falta de sono na hora de dormir.

Assim, algumas pessoas desenvolvem a cefaleia, que é um termo para a dor de cabeça tensional. Segundo a SBC, a Sociedade Brasileira de Cefaleia, o número de brasileiros que sofrem com a cefaleia tensional varia de 38% a 74% da população. Vale lembrar que esse é o tipo de dor de cabeça mais comum.

Essas dores são divididas em dois tipos, a episódica e a crônica. No primeiro caso, ela aparece por até 15 dias por mês, já no segundo, acima de 15 dias por cada período mensal.

Agora que já entendemos um pouco sobre a cefaleia tensional, vamos falar sobre os sintomas e como evitar esses problemas, seja com cadeiras confortáveis ou com uma mudança de postura.

Como identificar a dor de cabeça devido à má postura

Normalmente, uma dor de cabeça causada pela má postura começa com um desconforto no pescoço, que pode ir passando para a nuca e ombro. O principal problema que gera isso é quando estamos à frente do computador com uma postura errada, que se agrava com o movimento do pescoço.

Algumas pessoas, inclusive, sentem a base do seu pescoço formigando ou uma dormência, uma sensação de que a sua nuca está latejando. É comum também ter como sintoma um latejar na região que fica superior ao olho ou de um lado da cabeça.

Se você sente esses sintomas citados acima, certamente está com dores de cabeça devido à má postura, seja no ambiente de trabalho ou em casa.

A importância de manter uma boa postura

A boa postura está diretamente ligada à sua saúde. Se não seguir, o desconforto físico é maior, e pode até causar em implicações na região cervical e lombar, afetando a sua qualidade de vida.

A má postura acontece principalmente quando vamos nos sentar, seja no trabalho ou em casa na frente do computador. Veja algumas dicas abaixo de como mudar isso:

Tenha um bom apoio

É importante que durante a sua jornada de trabalho ou quando estamos na frente de um computador, tenhamos alguns cuidados. O primeiro, é o apoio nos braços e costas, uma situação fundamental.

Se você passa muito tempo na frente do computador ou sentado em uma cadeira, é obrigatório que tenha um assento que seja confortável. As costas devem estar bem apoiadas, de preferência em um material macio, que não machuque.

Para os braços, o apoio pode ser na própria cadeira ou em uma mesa, mas você deve ficar reto, sem que o corpo se contraia. Mas atenção, tem uma região que também precisa ter apoio e nem sempre lembramos, os pés.

A nossa postura requer que o corpo todo esteja bem posicionado, e isso também significa no conforto para os pés. Se você fica em uma cadeira que alcance o chão, tudo bem, basta manter a postura e os pés apoiados. Caso contrário, um apoiador para os pés é a solução.

Mantenha a ordem e posicione bem os objetos

Para manter uma boa postura, é fundamental que a mesa esteja bem arrumada, com materiais essenciais próximos. Mantenha por perto todos os objetos que tenha um uso frequente, com um fácil alcance. Dessa forma, irá evitar a perda de tempo e também o esforço para procurar.

Outro ponto importante é o posicionamento do teclado e monitor. Lembre-se sempre de deixar a tela entre 45 a 70 cm de distância do rosto, e alinhe a borda superior na altura dos seus olhos. No teclado, deixo o mesmo na altura do seu cotovelo, para que assim facilite para digitar e mantenha o pulso reto.

Alongamento

Assim como todo o nosso corpo, é importante que se faça um alongamento no pescoço, antes de iniciar uma jornada de trabalho. Principalmente as pessoas que passam horas e horas sentadas. Com um alongamento, poderá evitar muitas dores de cabeça.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.