Cidade fantasma da Turquia: Tuzkoy contra o cancer

Cidade fantasma da Turquia: Tuzkoy contra o cancer

Para quem acha que “cidade fantasma” só tem em filme de faroeste pode “tirar o cavalinho da chuva” (expressão muito usada por minha avó que signifca: o que você quer ter ou fazer pode esquecer que não vai rolar de jeito nenhum, rs) porque não é não.
O Cancer está fazendo com que a cidade turca Tuzkoy, aldeia da Anatólia central, se torne uma “Cidade Fantasma” (boa parte da população já abandonou suas casas).
Enquanto no país inteiro 65 pessoas desenvolveram o mesotelioma (um câncer de pulmão doloroso), só em Tuzkoy foram 46 casos da doença, de acordo com Murat Tuncer, presidente da unidade para a luta contra o câncer do Ministério da Saúde Turco.

Cidade abandonada

A explicação está no fato de a cidade estar cercada por grandes depósitos de erionite (boa parte das casas também são construídas com esta rocha), um mineral fibroso encontrado nas rochas vulcânicas que não só cercam a cidade como estão por toda parte.
A poeira de erionite, que tem algumas propriedades bem semelhantes às do amianto, é a principal causa do mesotelioma.
Para se ter uma idéia, a taxa de mortalidade por esta causa na Turquia é 800 por cento maior em comparação com às taxas mundiais.

Burhan Ozbilici/15.10.2010/AFP

Existe um plano para se enterrar “cidade cancro da Turquia sob 13 metros de terra, com o intuito de deter a contaminção que pode se extender pela região, além da tranferência de 80 por cento dos moradores da cidade para novas casas construídas a uma milha (sete quilômetros) de distância da área.
Espero que este grande problema enfrentado pelos moradores e pelas autoridades turcas tenha uma solução sensata e que atenda a todos de forma satisfatória, pois além de ser uma doença terrível é extremamente dolorosa aos acometidos.
Um abraço!

Fontes e Imagens:
washingtonpost.com
boston.com
telegraph.co.uk

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours