A cidade mais suja do mundo

A cidade mais suja do mundo

Segundo o Mercer Human Resource Consulting’s Health and Sanitation Rankings (Consultoria de Recursos Humanos e Rankings de Saneamento) conceituada e reconhecida instituição em atividade desde de 1937 nos Estados Unidos, a cidade considerada a mais suja do mundo no último rankeamento feito é Baku no Azerbaijão.
Cercado pelo Irã, Geórgia, Rússia e Armênia no Mar Cáspio, o Azerbaijão é um pólo petrolífero. Como conseqüência, Baku, a capital, sofre com altos níveis de risco de morte provocados pela poluição do ar devidos às perfurações e transporte de petróleo.

© Wojtek Laski/Getty Images

Agora, veja abaixo as 07 mais sujas em ranking de 08 (o total é 25 no ranking publicado pela forbes.com (em inglês)) depois de Baku, a primeiríssima.
Nenhuma do Brasil, graças a Deus!

2º lugar: Dhaka, Bangladesh.
Localizada no sul da Ásia entre a Birmânia e a Índia, a capital de Bangladesh, Dhaka precisa combater constantemente a poluição da água muitas vezes grossa com muitas doenças e lotada de poluentes a partir do uso de pesticidas comerciais.
Com aproximadamente 1,5 milhões de pessoas vivendo em uma área relativamente pequena, o saneamento do local se torna extremamente difícil.

© AP Photos/Pavel Rahman

3º lugar: Antananarivo, Madagascar.

Situada ao largo da costa sudeste da África, Madagascar, no Oceano Índico, passa a fazer parte desta lista deste ano com a sua cidade capital, Antananarivo.
Conhecido por sua variedade de flora e fauna únicas, Madagascar tem sido muitas vezes referido como o oitavo continente do mundo, porém os efeitos da ocupação humana estão deixando rapidamente suas marcas desastrosas.

4º lugar: Porto Príncipe, Haiti.
Violência de inspiração política e a corrupção estão enraizadas no Haiti.
Igualmente perigoso: o ar e a água, altamente poluídos.
Servindo como um dos principais portos da ilha, Porto Príncipe é fundamental para o desenvolvimento econômico do Haiti. A falta de controles de poluição, no entanto, contribui para os problemas ambientais de toda espécie na cidade.

© THONY BELIZAIRE/AFP/Getty Images

5º lugar: Cidade do México, México.
Na capital do México, as estimativas de emissões de ozônio insalubres são de 85% do ano. Além de estar localizada no centro de uma cratera vulcânica e cercada por montanhas o que serve para travar a poluição do ar, onde a poluição atmosférica paira sobre a cidade.

© JORGE SILVA/AFP/Getty Images

6º lugar: Addis Abeba, Etiópia.
A capital da Etiópia enfrenta um dos piores problemas de saneamento de todo o continente africano. A falta de programas de saneamento adequados (assim como em muitos lugares no mundo) resulta em alto índice de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e na transmissão de doenças por meio hídrico.

© Neil Cooper / Alamy

7º lugar: Mumbai, India
O governo indiano espera reconquistar para Mumbai o status de metrópole emergente após o declínio econômico recente.
Em recente relatório do setor privado sobre o conjunto de alterações propostas para infra-estrutura, controle da poluição e estratégia de crescimento econômico, seria necessário aproximadamente 1 bilhão de dólares de recursos do governo indiano.

© SEBASTIAN D’SOUZA/AFP/Getty Images

8º lugar: Bagdá, Iraque.
A péssima qualidade da água em Bagdá contribui para exacerbar a transmissão de doenças transmitidas por esta via.
Surtos fatais de cólera atingiram várias províncias do país, incluindo a capital. A poluição do ar, resultante da queima de petróleo, agravado pela guerra, também é motivo de preocupação.

© PASCAL GUYOT/AFP/Getty Images

Fontes:
mercer.com
forbes.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

5 comentários em “A cidade mais suja do mundo

  • 12/01/2011 em 18:14
    Permalink

    Eu achava que era a minha rsrsrs, agora vendo isso dá pra pensar na condição de vida desses povos ai

  • 12/01/2011 em 23:12
    Permalink

    Olá Luccas!

    Realmente tem coisas e lugares neste planeta que nós nem imaginamos!

    Grande abraço!

  • 19/05/2011 em 15:52
    Permalink

    parabens tomé,pelo seu trabalho de informação e obrigado.

  • 22/06/2011 em 16:13
    Permalink

    gente to horrorisada com esses lugares..deus fez um mundo lindo para agente viver,hoje o mundo esta destruido..deus concerteza deve estar muito triste com isso,e poresse motivo que estao acontecendo tantas catastrofes no mundo,eu era assim n ligava para isso,mais depois que passei a conheçer a palavra de deus eu vi que agente precisa cuidar do mundo e das pessoas a nossa volta..vamos por favor aprender a cuidar do mundo pois ele esta sofrendo muito por causa da gente,pense nisso!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.