RPPN SERRA DO FACÃO – Antônio de Oliveira

RPPN SERRA DO FACÃO

Preservação da natureza, no caso, com atenção especial à flora e à fauna, merece aplausos. Iniciativa louvável, portanto, a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural “RPPN Serra do Facão”.

Por Antônio de Oliveira

Reserva natural é uma área com valores especiais, parque florestal que se destina à conservação de espécies animais e vegetais, beleza cênica, características históricas, dentre outras. Raramente uma reserva advém da iniciativa privada, mais raramente ainda de pessoas físicas. Por isso merece divulgação e incentivo quem assume esse tipo de empreendimento.

Serra do Facão é o nome oficial da serra, cujo cimo, bem estreito, estende-se por 4km de comprimento, no município de Pará de Minas – MG, a menos de 100km a oeste de BH. Pela foto de satélite, a serra apresenta conformidade com uma lâmina de facão, fio de corte voltado para cima.

Roberto Oliveira de Carvalho e sua esposa, Vânia Maria Gonçalves de Carvalho, criaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural “RPPN Serra do Facão”. O casal tem quatro filhos e seis netos. Roberto Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1966. Cursou a Academia da Força Aérea onde se graduou Oficial Aviador, cursou o ITA, graduando-se Oficial Engenheiro.

Imagem: Programa Geologia do Brasil – Folha Pará de Minas

Serviu à Força Aérea Brasileira por 37 anos. Atuou na coordenação da implantação de Aeroportos e Bases de desdobramento na Região Amazônica onde a sua admiração e o seu respeito à natureza tornaram-se uma questão vital. Alcançou o posto de Major Brigadeiro Engenheiro, a mais alta patente conferida a um Oficial Engenheiro. Seu último cargo foi o de Diretor de Engenharia da Aeronáutica.

Na reserva existem: quatis, macacos, tamanduás e tatus; já foram vistas espécies mais raras, como onças, jaguatiricas, veados, lobos, cachorros do mato, cutias e pacas. Variedade de aves, como jacu, nhambu, saracura, perdiz, gavião, juriti, tucano, pica-pau, joão-de-barro. Cobras: cascavel, jararaca, jararacuçu, coral, urutu, cobra verde, jiboia. Lagartos, répteis e aranhas. Besouros, mosquitos, formigueiros, abelhas…

Da flora existente: aroeira, braúna, cedro, copaíba, ipê amarelo, jacarandá, jequitibá, pequizeiro, sucupira, vinhático faveiro. A natureza como ela é!

Professor | Escritor | Poeta
Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “RPPN SERRA DO FACÃO – Antônio de Oliveira

  • 05/07/2020 em 22:08
    Permalink

    Parabéns Tomé Ferreira.
    Obrigado Por divulgar nossa RPPN.
    A vida tem mais sentido quando se amamos o que fazemos.

  • 06/07/2020 em 15:31
    Permalink

    O prazer foi nosso Roberto!
    Grandes atitudes devem ser coroadas!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.