Reserva Particular Natural Rio das Lontras é exemplo de humanidade

Reserva Particular Natural Rio das Lontras é exemplo de humanidade
Depois de um feriadão a perder de vista nessas estradas, venho falar de algo muito agradável de se publicar, onde encontramos na mesma história um misto de amor, solidariedade, consciência ambiental e fundamentalmente atitude, de quem realmente quer fazer algo (e fez) concreto pela humanidade.
Há alguns dia recebi grata mensagem de elogio ao Duniverso em meu Facebook (dentre tantas que o site recebe esta me chamou atenção) cujo autor deixou um link para que eu acessasse sua página.
Para minha mais grata surpresa, ao deparar me com a ação feita por este casal, nasceu este artigo sobre a RPPN Rio das Lontras.
Já explico.

logo-rio-das-lontras-ziraldo-2

RPPN é a sigla (abreviatura) de Reserva Particular do Patrimônio Natural, no caso aqui, a Rio das Lontras, também declarada como Utilidade Pública pelo município de São Pedro de Alcântara mediante a Lei N° 508 de 21 de outubro de 2008.
Como eles mesmo descreveram no sítio (site) o casal Fernando José Pimentel Teixeira e Christiane de Souza Pimentel Teixeira sempre estiveram envolvidos na defesa do meio ambiente.
Não satisfeitos com todas ações já feitas para a causa ambientalista, adquiriram uma esplêndida área preservada de Mata Atlântica (mais de 277.000 metros quadrados) nas cidades de Águas Mornas e São Pedro de Alcântara (próximas a Florianópolis), criando ali uma Unidade de Conservação em caráter perpétuo, a RPPN Rio das Lontras.
Como um bioma recordista em biodiversidade e o segundo mais ameaçado do planeta, a Mata Atlântica vem sofrendo ao longo dos anos depredações de ordens gigantescas, haja visto que hoje existe apenas cerca de 9 por cento do que era a majestosa floresta.

reserva-natural-rio-das-lontras-5

Tendo seu Plano de Manejo aprovado em 2009, a Rio das Lontras foi oficializada e registrada pelo Ibama em 2005, pela Portaria Nº34 publicada no DOU.
O projeto é tão bacana que o próprio Ziraldo, cartunista de renome mundial, se incumbiu de produzir a logo da reserva representada por uma lontra carinhosamente batizada de Zira.
A reserva é rica em Canelas, Perobas, Figueiras, Sassafrás, Ingás e Palmitos, centenas de espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, xaxins, liliáceas e outras. Na Fauna os guaxinins, quatis, tatus, gambás, cuícas, ouriços, esquilos, jaguatiricas, pumas e é claro as lontras juntamente com enorme variedade de pássaros, como os tucanos, pica-paus, arapongas, tangarás-dançador, saíras, cais-cais, gralhas, tecelões, sabiás, jacus e macucos completam esta exuberante biodiversidade, que ainda tem como espetáculo à parte seus répteis e insetos.

reserva-natural-rio-das-lontras

Além de ser uma região de grande beleza natural as águas da região classificadas de esotermais radioativas, têm grande função terapêutica e propriedades curativas e a encosta da Serra do Tabuleiro em todo seu resplendor, se torna ambiente favorável para o eco turismo e turismo de aventura.
Maravilhoso não é? Dá até vontade de tomar um banhozinho nestas águas maravilhosas, respirando ar puro da melhor qualidade
O objetivo maior além da preservação da biodiversidade é o trabalho em pesquisa científica e educação ambiental, levando conhecimento e cultura aos alunos das escolas da região e possibilitando uma melhoria na qualidade de vida e o trato com a natureza”, declaram seus mentores.

reserva-natural-rio-das-lontras-4

Alguns prêmios abocanhados pela Reserva:

  • Ganha em 2010 o Prêmio Preservação Ambiental da ADVB Santa Catarina;
  • Em 2011 ganha o Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do sul do país.
  • Troféu Onda Verde, oferecido pelo Prêmio Expressão de Ecologia 2010 – a maior premiação ambiental do sul do país;
  • Prêmio Preservação Ambiental da ADVB 2010;
  • Prêmio Destaque RPPN 2011, concedido pelo Congresso Brasileiro de RPPN e Encontro Internacional de Reservas Particulares do Cone Sul.

reserva-natural-rio-das-lontras-3

Visite o site e a página da Reserva no Facebook.

Com certeza irá gostar.
Bem, só me resta deixar aqui meus parabéns pela belíssima e orgulhosa iniciativa que faz com que sintamos um fio de esperança no coração tendo a certeza de a humanidade não está totalmente perdida!

Grande abraço!

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.