Patriota fecha texto da Rio +20 que decepciona

Patriota fecha texto da Rio +20 que decepciona

Pouco ambicioso e fraco.
Esta é a definição da maioria dos especialistas e das organizações não governamentais (ONGs) sobre o texto final ou relatório final da Conferência Rio + 20 declarado fechado nesta terça pelo ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota.
Tendo como principal reclamação a falta de metas, o texto considerado negativo, frustrou a maioria dos ambientalistas.
Amenizando as falas, Brasil adia decisões mais polêmicas e busca consenso.

A falta de comprometimento da maioria das 193 nações envolvidas decepcionou, e mesmo delegações de países que concordaram com o texto chegaram a esta triste conclusão, dizem os ambientalistas.
O diretor-geral do WWF Jim Leape, disse que faltou visão e liderança e que “Os diplomatas no Rio decepcionam o mundo e que deveriam ter vergonha de sua incapacidade”.
Matthew Gianni, da ONG High Seas Alliance alega que o texto brasileiro, com exceção do acordo que lançou o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) não teve avanços significativos e apenas reafirmou os compromissos da Eco-92 realizada 20 anos atrás, piorando o texto sobre oceanos em relação à versão anterior do documento.

Com 283 parágrafos (menor do que o original discutido em Nova York), será apresentado aos chefes de Estado na quarta, 20 para assinatura e oficialização.
Mas nem tudo é crítica negativa. Muitos gostaram da condução e posição brasileira na mediação.
Fabiana Andreoli coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica do Paraná acredita que houve avanços. A criação do fórum político para desenvolvimento sustentável dentro da ONU é um deles, pois segundo ela o fórum poderá ser positivo caso os membros escolhidos puderem contribuir com suas experiências realizadas nos últimos anos.
A presidente Dilma Rousseff que estava no México participando da reunião dos líderes das maiores economias do mundo (G20), abrirá nesta quarta oficialmente a Rio+20, comemorando o que ela chamou de vitória do Brasil que conseguiu extrair posição de consenso sobre tema tão complexo.

E você o que achou?
Saiba mais nas fontes e deixe aqui suas impressões.
Grande abraço!

blogs.estadao.com.br
jornaldelondrina.com.br
portal.aprendiz.uol.com.br
icmbio.gov.br

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Um comentário em “Patriota fecha texto da Rio +20 que decepciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.