O maior desastre ambiental da Hungria

O maior desastre ambiental da Hungria

Derramamento de lama tóxica mata quatro na Hungria.
A Hungria declarou estado de emergência na terça-feira 05 de outubro de 2010, após um derrame de lama tóxica de uma fábrica de alumínio em Ajka, 165 km a oeste de Budapeste, que matou quatro pessoas e feriu 120.

Entre os mortos duas crianças, sendo que uma delas tinha apenas 03 anos de idade.
Com oito pessoas em estado grave e até seis pessoas desaparecidas, as autoridades temem que o número de mortos possa subir, neste que está sendo considerado como o pior acidente ambiental químico da história do país.

Na segunda-feira à tarde as paredes de um reservatório de resíduos da fábrica de alumínio se romperam despejando 1,1 milhões de metros cúbicos de lama tóxica vermelha, inundando três vilarejos.

Até 40 quilômetros quadrados de terra foram afetadas e há temores de que parte da lama já tenha encontrado o caminho para o rio Marçal e poderia, portanto, potencialmente poluir os rios de ligação Raba e Danúbio (um dos principais da Europa).

A lama vermelha, resíduo tóxico é a sobra da produção de alumínio e contém substâncias nocivas, como chumbo, bem como elementos altamente corrosivos.
A produção de uma tonelada de alumínio gera cerca de três toneladas de lodo.

A dúvida que não cala é: no caso do funcionamento normal da fábrica sem acidentes, o que é feito com este lixo tóxico?
Para onde ele vai? Sem querer julgar e nem condenar, mas será que ninguém sabia que o reservatório estava vulnerável?
Se os proprietários alegam que 98 porcento da lama ainda está segura, ou seja, apenas dois porcento do resíduo tóxico vazou, e provocou um estrago como este, imaginem um vazamento em 100 porcento????
Não quero nem pensar!!!

Fontes:
uk.news.yahoo.com
bnd.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

31 comentários em “O maior desastre ambiental da Hungria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.