Recordista em alimento, Brasil sofre a falta de tecnologia

Recordista em alimento, Brasil sofre a falta de tecnologia

O Brasil é recordista em produção de alimento porém sofre a falta de tecnologia.
Com safra recorde de 150 milhões e setecentas mil toneladas de grãos, prevista pelo IBGE para 2011 o Brasil impera no reino das commodities e afunda em tecnologia no que diz respeito a exportação.
O que é uma commodity?
Commodity ou commodities, no plural, é um termo usado quando se faz transações com mercadorias de origem primária em estado bruto ou baixo grau de industrialização, por exemplo: trigo, algodão, arroz, feijão, petróleo, borracha, café, aço, prata, cobre, soja, minério, etc.

Como as commodities possuem “negociabilidade” e cotação mundial suas variações de preço interferem nos fluxos financeiros do planeta, ou seja, nas bolsas de valores.

O problema o qual chamamos atenção, não é o fato de produzirmos zilhões de grãos. Isto é ótimo, todo o mundo precisa de alimento.
O que ocorre é que exportamos matéria prima que os preços são bem baixos, e importamos os produtos industrializados feitos muitas das vezes com nossa própria matéria prima e que são bem caros.
Precisamos diversificar para equilibrar a balança comercial brasileira.

Então a idéia é pressionar e cobrar do poder público investimentos e projetos para fabricação de bens e produtos que possuam valor agregado (celulares, aparelhos de GPS, câmeras digitais, tratores, máquinas agrícolas, etc.) não só destinados a exportação mas também ao consumo interno.
Aí sim, caminharemos a passos largos em direção ao primeiro mundo, não esquecendo é claro, nunca das questões sociais e da educação.
Você concorda?

Grande abraço!

Fontes:
pt.wikipedia.org
iniciantenabolsa.com

Imagens:
sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

6 comentários em “Recordista em alimento, Brasil sofre a falta de tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.