Cibercultura e religião: como a tecnologia está trabalhando em conjunto com a fé?

Cibercultura e religião: como a tecnologia está trabalhando em conjunto com a fé? 

Liturgias e rituais online chegaram a praticamente todas as crenças

A revolução digital vem transformando constantentemente as relações humanas nas últimas décadas. Graças às novas possibilidades de comunicação e interações sociais, muitos dos nossos compromissos cotidianos como trabalho, estudo e lazer ganharam novas ferramentas e novos contornos.

É praticamente impossível desassociar alguma tarefa ou acontecimento do dia a dia no universo digital, principalmente nos grandes centros urbanos em que a popularização dos computadores, smartphones e o acesso à internet permite a  constante conexão de milhões de pessoas e dispositivos.

Veja como as tecnologias estão ajudando os religiosos de diferentes crenças a professar sua fé e realizar suas atividades espirituais por meio desses recursos.

Aparecida hi-tech

O Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, no interior de São Paulo,  conta com uma série de recursos tecnológicos para os devotos da santa padroeira do Brasil, de acordo com a fé católica.

Além de poder fazer um tour virtual 360º dentro da catedral, fiéis podem acender velas online para suas preces. Outro recurso está na Trilha da Luz, rota vicinal inaugurada em 2016 para que os romeiros cheguem ao santuário em segurança. Por meio de um aplicativo, os caminhantes utilizam um QR-Code e GPS para registrar sua passagem por sinalizadores ao longo do caminho.

Bíblia de bolso

Há mais de um aplicativo disponível para ler a bíblia por meio da tela do celular ou tablet. Alguns deles trazem funções interessantes como planos de estudos bíblicos, localização de versículos de acordo com o tema e até narração para deficientes auditivos.

Terço digital

Uma das mais antigas tradições católicas também foi digitalizada e pode ser realizada pelo smartphone. Aplicativos como o Pocket Terço, Terço Digital e Terços Católicos trazem aos fiéis os principais terços e liturgias diárias.

Velório Virtual

Há algum tempo o e-commerce já permitia comprar online e enviar uma coroa para velório para praticamente qualquer cemitério do Brasil, mesmo que não fosse possível estar presente para prestar as últimas homenagens a um ente querido. Pensando nessa dificuldade presencial, muitos cemitérios desenvolveram um sistema de transmissão online, como uma maneira de ajudar a aplacar a dor daqueles que não podem estar no local por alguma razão.

Encontre um confessionário

O Vaticano desenvolveu um aplicativo que ajuda a encontrar o confessionário mais próximo de onde o devoto estiver, utilizando para isso o The Catholic App. Pessoas em todo mundo podem localizar igrejas e dioceses, além do app aproximar os católicos de idiomas diferentes.

Umbanda online 

A Google Play conta com uma série aplicativos para tables e smartphones voltados aos estudos da doutrina umbandista, além de rádios com seus cantos tradicionais, tutoriais de seus rituais e até um quiz para testar seus conhecimentos sobre os Orixás.

Conectando judeus

Além dos aplicativos para estudos da bíblia judaica, Torah e também da cabala, os religiosos também podem aproveitar o aplicativo brasileiro Legal Saber, que reúne conhecimentos da filosofia judaica, além de vídeo e áudios para estudo.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.