O que é uma consultoria jurídica para empresas?

 O que é uma consultoria jurídica para empresas?

Muitas questões legais envolvem o dia a dia das empresas.  Por isso, fazer uso de uma consultoria jurídica para empresas tornou-se mais que necessário, em especial com a alta complexidade tributária e trabalhista no país.

Para entender melhor como uma consultoria jurídica para empresas funciona e porque ela colabora de forma bastante positiva, é preciso pensar tanto no que acontece dentro das empresas quanto no trabalho que os advogados realizam.

Pequenas, médias e grandes empresas lidam com as mais diferentes questões todos os dias e muitas delas são de âmbito jurídico. Contratar e demitir um funcionário, elaborar um contrato de trabalho, contratos para prestação de serviço, fornecimento de material ou receber uma intimação da justiça são alguns dos muitos exemplos que são vivenciadas todos os dias pelas empresas.

Todas essas situações podem ser resolvidas de maneira eficiente por um advogado e por isso uma consultoria jurídica para empresas é tão importante.

Se a empresa possui uma consultoria, imediatamente as questões vão ocorrendo e sendo resolvidas da forma mais eficiente o possível. Já quando não se conta com este trabalho, restam poucas opções aos negócios, como buscar soluções dentro da empresa, por alguém que acredite que vá resolver o problema — e muitas vezes o torna maior — ou inicia-se a busca por um advogado, que até tomar ciência de tudo, pode perder prazos e aumentar o prejuízo, graças a seu grande custo em geral.

Que formatos de consultoria jurídica para empresas existem?

A consultoria jurídica para empresas pode ser permanente ou eventual. Na permanente, é feito um acordo de valor mensal a ser pago e os consultores atuam durante todo o mês resolvendo tudo relacionado às questões jurídicas. Na eventual, a consultoria é acionada quando aparece uma questão a ser resolvida.

Em ambos casos é preciso escolher uma consultoria que atue nas áreas relacionadas ao ramo de atuação da empresa.

Qual o valor de uma consultoria permanente?

O valor mensal de uma consultoria jurídica para empresas varia de acordo com o porte da mesma, o ramo de atuação e das necessidades apresentadas. Em média, o valor pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 15.000,00.

De acordo com especialistas jurídicos, esse valor pode assustar quando visto inicialmente, porém, se colocado no papel o custo da consulta com o advogado para solucionar dúvidas pontuais, junto aos honorários cobrados, obtém-se um valor mensal que para a maioria das empresas é mais vantajoso.

Benefícios de uma consultoria jurídica para empresas

Além de benefícios relacionados a custos, uma consultoria jurídica para empresas permanente, geralmente realiza os seguintes serviços, que garantem ao cliente prevenção, economia e muitas outras vantagens:

  • Planejamento e controle orçamentário de custos com consultoria jurídica;
  • Atualização legislativa;
  • Auditoria jurídica preventiva;
  • Gestão da advocacia preventiva;
  • Auditoria jurídica contenciosa;
  • Gestão da advocacia contenciosa;
  • Cronograma de prazos;
  • Acompanhamento negocial e de contratos;
  • Consultas e pareceres;
  • Cobrança extrajudicial.

Todos os serviços que serão prestados pela consultoria jurídica para empresas serão especificados no contrato que será firmado entre as partes, e deve sempre levar em consideração não apenas problemas momentâneos, mas sempre que possível, agir também de forma preventiva a possíveis ações e perdas legais.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.