NO PRINCÍPIO…

NO PRINCÍPIO…

Por Antônio de Oliveira

Onde tudo começa. Diz Mia Couto “que é verdade: não somos nós que estamos a andar. É a estrada”. “The grand adventure is about to begin…” A vida é feita de degraus alcançados e de graus conquistados. Princípio do Evangelho de São João: No princípio era o Verbo. Sem dúvida, no princípio do Novo Testamento, uma menção ao princípio ao Livro do Gênesis: No princípio criou Deus os céus e a terra. “Fiat lux!” E a luz, de que depende a vida na terra, foi feita.

Para caminhar, dar o primeiro passo é preciso. Para nascer, semear é preciso. Mesmo o que é nativo. Segundo o princípio “ex nihilo nihil fit”, do nada nada se faz, em latim. Nada surge do nada. A frase é atribuída ao filósofo grego Parmênides. Opõe-se à teoria da geração espontânea ou abiogênese [a+bi(o)+gênese}, suposta formação de organismo vivo com base em matéria não viva.

Todo conhecimento novo, no seu processamento, supõe algum requisito, um bê-á-bá de noções preliminares naquele assunto. A própria figura do insight de compreensão aparentemente repentina, em geral intuitiva, pode provir de uma maturação lenta. O heureka de Arquimedes de Siracusa, achei, encontrei, primeira pessoa do pretérito perfeito do indicativo, provavelmente foi fruto de sua busca de solução para o problema. Heurística, literalmente, é arte de encontrar.

De fato, consta que, quando o pesquisador Arquimedes entrou numa banheira com água, observou que o nível da água subiu quando ele entrava. O problema, apresentado pelo rei Hierão, consistia em saber o volume de ouro em sua coroa. Conclusão: para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa e calcular o volume de água deslocado. Dizem que Arquimedes saiu correndo, nu, pelas ruas e gritando: Descobri! Tal a sua euforia.

Quanto à intuição, se eu disser que a mulher é, por natureza, intuitiva, eu estou citando a fonte: sua natureza. Da mesma forma quando se fala em dom, talento, nível de inteligência. Uns mais, outros menos.

 

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: freeimages.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.