Instituto INPRA de Sustentabilidade, certifica em Campina Verde – MG

Instituto INPRA de Sustentabilidade, certifica em Campina Verde – MG

No estado de Minas Gerais, a cidade de Campina recebe o INPRA (Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes) para grande encontro sobre Sustentabilidade e Certificação.

O encontro se deu na Câmara Municipal da cidade, às 17:30 horas do dia 14 de maio de 2016, e foi aberto a todos os interessados em negócios sustentáveis. Foi uma oportunidade para empresários e empreendedores da região conhecerem o papel do INPRA como agente incentivador de políticas socioambientais responsáveis. “Temos um processo criterioso de certificação de ações, projetos, produtos e serviços sustentáveis. A certificação Selo Verde é um mecanismo importante para fomentar as políticas responsáveis das empresas e um poderoso fator de credibilidade e influência sobre fornecedores e clientes”, explica Karina Bruno, Estrategista social do instituto.

O Projeto Reflorestar fez grande palestra sobre suas perspectivas na geração de oportunidade de trabalho e renda através do associativismo e do cooperativismo, entre outras palestras do Projeto PROEFAR e da Flora do Cerrado.

O encontro também marcou o lançamento da Associação Agroextrativista de Campina Verde e região, com a participação de Marielle Caetano (Projeto PROEFAR), Edson Cunha (Flora Do Cerrado), Karina Bruno e Peter Oliveira (Projeto Reflorestar e Natuvegetal).

selo-verde-instituto-chico-mendes

Sustentabilidade é um bom negócio na crise ou na fartura, porque gera ganhos econômicos, ambientais e sociais. A certificação dá visibilidade a esse valor agregado como uma garantia a clientes e comerciantes. O Projeto Reflorestar e a Flora do Cerrado são certificados Selo Verde. Para Oliveira, a inciativa de levar mais informações sobre sustentabilidade e certificação ao município é um marco para implantação prática dos valores defendidos pelo INPRA com suas atividades. “Valores tão fundamentais à reestruturação do pensamento coletivo quanto à sua responsabilidade em adotar novas práticas para reestabelecer o equilíbrio social e ambiental em nossa sociedade”.

Sobre o INPRA

Fundado em 2004, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, tem por objetivo desenvolver ações que contribuem com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. É Signatário Pacto Global.

Criado elevando o nome de Francisco Alves Mendes Filho (1944-1988), seringueiro da Amazônia, lembrado internacionalmente como um símbolo de resistência heroica frente às degradações ambientais. Atua para promover a mudança de conceitos e posturas na sociedade brasileira, visando a justiça social, o equilíbrio ambiental e o respeito à vida. As principais atividades do INPRA são o Programa de Certificação Socioambiental Chico Mendes – Selo Verde (PROCERT), o Programa de Neutralização e Compensação de Emissões de Carbono (PRONEC) e o Programa de Educação Ambiental (PEA).

 

Serviço

Karina Bruno – karina@institutochicomendes.org.br

Estrategista social l capacitação l cidadania

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade SocioAmbiental Chico Mendes

www.institutochicomendes.org.br

Assessoria de Imprensa

eii, amoreco { Comunicação pra Sustentabilidade

Beatriz Carvalho Diniz (JP 24133/RJ)

Mobile, Viber e Telegram (21) 98175 4590

Abaixo parte do acervo de fotos do Instituto Chico Mendes durante Certificação no estado de Goiás:

1-Beneficiamento-da-castanha-do-Baru-Flora-do-Cerrado-em-Jussara-GO

Foto 1: Beneficiamento da castanha do Baru na Flora do Cerrado em Jussara [GO]. Edson Cunha e colaboradoras.

2-Certificacao-Selo-Verde-Flora-do-Cerrado-Beneficiamento-da-castanha-do-Baru-Karina-Bruno-e-colaboradoras

Foto 2: Visita técnica do INPRA Certificação Selo Verde. Verificação in loco da gestão socioambiental da Flora do Cerrado em Jussara [GO]. Beneficiamento da castanha do Baru. Karina Bruno e colaboradoras.

3-INPRA-gestao-socioambiental-Edson-Cunha-e-Karina-Bruno

Foto 3: Visita técnica do INPRA Certificação Selo Verde. Verificação in loco da gestão socioambiental da Flora do Cerrado em Jussara [GO]. Beneficiamento da castanha do Baru. Edson Cunha e Karina Bruno.

4-Selo-Verde-na-embalagem

Foto 4: Selo Verde na embalagem atesta valor sustentável. Mix de produtos de Babaçu e Sucupira certificados da Flora do Cerrado em Jussara [GO].

5-Produto-certificado,-rotulagem-Selo-Verde-Flora-do-Cerrado

Foto 5: Produto certificado, rotulagem com Selo Verde, garantia de valor sustentável para clientes. Flora do Cerrado em Jussara [GO].   

6-Produtos-certificados-e-rotulados-Selo-Verde

Foto 6: Produtos certificados e rotulados com Selo Verde, garantia de valor sustentável para comerciantes. Flora do Cerrado em Jussara [GO].

7-Visita-tecnica-Karina-Bruno-Peter-Oliveira-Edson-Cunha

Foto 7: Visita técnica do INPRA Certificação Selo Verde na Flora do Cerrado em Jussara [GO]. Karina Bruno, Peter Oliveira [Projeto Reflorestar] e Edson Cunha [Flora do Cerrado].

Grande abraço!

Press Office

 

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.