“IL MONDO CAMBIERÀ”

“IL MONDO CAMBIERÀ”

Por Antônio de Oliveira

A canção, com esse título, foi composta por Franco Migliacci e Sante Maria Romitelli, e interpretada por Gianni Morandi. Além da música e da interpretação primorosas, é marcante o recado, tocante a mensagem. Pois, meu amigo, minha amiga, que estás olhando ao teu redor, não acredites em teus olhos, não, não creias no teu olhar. Não acredites nas falsas aparências, como, além da ilusão de óptica, na ilusão auditiva, no olfato, gosto e tato que também podem nos enganar. E, enganando-nos, fazer com que a nossa mente tome uma coisa por outra, que interprete erroneamente um fato ou uma sensação.

Choras e eu sei por quê, o que sentes agora eu também estou sentindo. Vontade de chorar ante tanta incerteza: atentados, violência generalizada, guerras, guerrilhas, incêndios criminosos ou por desleixo e abandono, corrupção institucionalizada, fome de poder e mando, radicalizações. Um misto de angústia, pensamento positivo e fé. O mundo te dá medo, mas não te deixes abalar. Coragem. Eu, eu choro contigo e como tu.

Verás, “il mondo cambierà”, o mundo vai mudar, as tuas feridas hão de cicatrizar-se. O amor, este não pode morrer. Seria como dizer: É o fim! Verás a noite cedendo espaço ao dia, o homem vai acordar com os olhos e o coração de uma criança que nunca é capaz de trair.

Se na tua mente nascesse uma ideia qualquer, coragem, meu amigo, minha amiga. O mundo te espera, mas não mudes nunca. E não te esqueças: Hás de sair dessa, passo a passo, degrau por degrau, mesmo tudo parecendo distante. Mas eu estou do teu lado eu sou igual a ti.

Verás, o mundo vai mudar, as tuas feridas hão de cicatrizar-se. O amor, este não pode morrer. Seria como dizer: É o fim! Verás a noite cedendo espaço ao dia, o homem vai acordar com os olhos e o coração de uma criança que nunca é capaz de trair. “Che non può tradire mai…” Somente emoções, muitas emoções. Nada fala mais que o olhar de uma criança… no Dia da Criança.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: freeimages.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.