Enigmas da Vida

Enigmas da Vida

Por Antônio de Oliveira

 

Indagamos frequentemente sobre o milagre da vida e o mistério da morte, sobre acontecimentos rotineiros ou impactantes. Tragédias que ocorrem naturalmente, como terremotos, com trágicas consequências para inúmeras pessoas. Questionamos as causas de um vazamento aterrador, como em Bento Rodrigues, região de Mariana. Por que as coisas são como são e não como deveriam ser, de acordo com a nossa concepção? Por que os maus, matadores e desmatadores, levam vantagens e os justos padecem tribulações?

Ficamos impressionados com a força atrativa do dinheiro e com a corrupção de políticos que não se emendam e querem sempre mais para si mesmos. Com a fome de poder de coronéis calculistas, matreiros, opressores, vingativos. Com extremistas que bombardeiam cidades e lugares de grande valor histórico, destruindo, num átimo, o que levou anos para ser edificado graças ao lavor de exímios artistas. Sem sensibilidade, portanto, em relação à cultura e ao ser humano. Com a tamanha mediocridade de valores que se sobrepõem a valores mais elevados e com a banalização do mal. Como um país como o nosso possa girar meses e meses em torno de duas ou três pessoas. Enquanto isso, economia estagnada, população perplexa, gastos exorbitantes com reuniões e mais reuniões de bate-boca entre parlamentares pouco afeitos ao debate objetivo. Imposto a rodo e que, depois de recolhido, deixa de ter dono, “res nullius”, e se torna do primeiro que aparecer, “primi possidentis”. Ilusão ou má-fé de que o dinheiro cai do céu.

salome-cabeca-joao-batista-caravaggio

Falta honestidade, respeito, objetividade na condução da coisa pública. Se não somos negativistas, procuramos nos manter jovens e firmes no espírito e na interpretação mais elevada dos acontecimentos. Se se tem fé realmente, embora sempre meio obscuramente, hierarquizam-se os valores espirituais acima dos bens materiais, a alma acima do corpo, a moral acima de atitudes dúbias, os saberes conscientes bem acima dos alienantes.
[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/foto-antonio-oliveira.jpg[/author_image] [author_info]O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com[/author_info] [/author]

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.