Dicas para melhorar a qualidade do ar dentro de casa no tempo seco

Dicas para melhorar a qualidade do ar dentro de casa no tempo seco

A escassez de chuvas em diversas regiões do país aliada aos grande índices de poluição colaboram para uma piora da qualidade do ar. O resultado desse quadro para a saúde pode acarretar problemas, já que essas condições climáticas são propícias para o surgimento de dermatites, rinites alérgicas, sinusites, faringites, conjuntivites e até o agravamento de crises de asma.

Para tentar amenizar os efeitos nocivos do ar seco e poluído, é possível reduzir seus efeitos melhorando a qualidade do ar dentro de casa. Veja como.

Permita a ventilação

Mesmo nos dias mais frios, é preciso abrir portas e janelas para renovar o ar que circula pela casa. Se não for possível deixar as entradas e saídas de ar desimpedidas durante todo o dia, tente ao menos abrir passagens de ar enquanto cozinha ou toma banho e abrir as janelas por pequenos intervalos de tempo.

Livre-se de tapeçarias, carpetes e pelúcias

Tapeçarias e carpetes tendem a juntar poeira e microorganismos nocivos ao sistema respiratório, demandando uma rotina maior de limpeza e aspiração, ao contrário de revestimentos lisos como o piso laminado. Deixe os tapetes apenas na entrada da casa, do lado externo da porta, para a limpeza da sola dos calçados.

Os bichinhos de pelúcia também são feitos com materiais fibrosos que proporcionam o ambiente ideal para a proliferação de ácaros e devem ficar ensacados e guardados. O cuidado também vale para os materiais das cortinas: prefira sempre tecidos leves, de fácil lavagem e limpeza.

Atenção ao ar-condicionado

Se a residência conta com a climatização gerada por esses equipamentos, fique atento às manutenções preventivas e limpeza dos filtros. Siga atentamente as recomendações do fabricante e agende a visita do técnico.

Evite produtos de limpeza com odores fortes

As partículas responsáveis pelo perfume de alguns produtos de limpeza e desodorizadores de ambiente são voláteis e podem afetar o sistema respiratório. Prefira sempre produtos orgânicos, com fragrâncias suaves ou mesmo produtos naturais.

Atenção à roupa de cama

Lençóis e fronhas devem ser lavados semanalmente com sabão neutro. Sempre que possível, coloque travesseiros e colchões ao sol para arejar. Cobertores, edredons e mantas devem ser lavados, secos ao sol e ensacados para não juntar poeira mesmo dentro do guarda-roupas.

Faxinar é preciso

Varrer, aspirar, tirar o pó  e passar um pano úmido pela casa são medidas constantes para evitar a formação de poeira pelos cômodos. Não deixe que as partículas de pó se acumulem nos móveis e pelo chão. Além de melhorar a qualidade do ar, a limpeza dos ambientes também ajuda evitar alergias de pele.

Tenha plantas em casa

Como na natureza, as plantas atuam como filtros de ar naturais também dentro de casa. Além de ajudar no conforto térmico, muitas espécies conseguem absorver substâncias nocivas do ar, além do gás carbônico, e liberam oxigênio puro. Algumas plantas que ajudam na filtragem do ar e se desenvolvem bem em ambientes residenciais são as samambaias, espada-de-são-jorge, palmeira areca e flores como a gérbera.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.