DE SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

DE SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

Por Antônio de Oliveira

Em artes gráficas, compor significa transformar um texto em caracteres tipográficos, por meios manuais, mecânicos, fotográficos ou eletrônicos. O antigo profissional dessa área, compositor tipográfico ou, simplesmente, tipógrafo, compunha encaixando letra por letra, tipo por tipo, executando um serviço de paciência. As caixas onde as letras ficavam guardadas eram gavetas às quais o tipógrafo, pacientemente, recorria para compor. As letras minúsculas, mais usadas, ficavam embaixo, na altura do braço estendido, e as maiúsculas (Caps Lock) em cima. Daí ‘caixa baixa’ e ‘caixa alta’.

Arroba é uma unidade de medida de peso, equivalente a 32 arráteis, 14,7kg, aproximadamente. Usada ainda, no Brasil, como medida de peso de produtos agropecuários equivalente a 15kg. Abreviatura representada pelo símbolo @. Em informática, nome, em português, do sinal gráfico @, empregado em endereçamento eletrônico, como separador entre a identificação do usuário e a designação da rede a que pertence a conta. Tal uso deriva do inglês, em que o sinal representa a preposição at, ‘em local específico’; em latim ‘ad’ significa “para, perto, em”.

O sinal § era usado para expressar abertura de parágrafo. Sinal de secção, separação: Signum Sectionis. Em textos mais antigos, quando não se usava a alínea, o parágrafo, do grego, “escrita ao lado”, era indicado por dois SS. Daí se originou o sinal §, metade de um S em cima do outro S, usado na técnica legislativa quando houver mais de um parágrafo: § 1.º, § 2.º …

O sinal gráfico & significa “e”. Corresponde ao et latino. Se observarmos bem, veremos que & representa um “e” e um t (cortado), desenhado decorativamente com a proverbial paciência de monge. Hoje, em linguagem comercial: … & Cia.

A designação abreviada para o Real é constituída por duas partes: R para o padrão monetário, infelizmente real só no nome, pois desvalorizado na prática, e cifrão $, como em muitos países.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.