Como a tabela FIPE influencia no valor da venda de um carro?

Como a tabela FIPE influencia no valor da venda de um carro?

Quem está prestes a vender um veículo ou comprar um seminovo ou usado precisa recorrer à famosa Tabela Fipe para realizar consultas de preço.

Além de nortear os valores praticados no mercado automotivo, ela também é a fonte utilizada pelas seguradoras para calcular valores de serviços, coberturas e indenizações.

A autoridade metodológica da Tabela Fipe é tamanha que seus dados servem de base para que órgãos públicos determinem valores de impostos como o IPVA ou trace comparativos dos valores estimados dos automóveis declarados no Imposto de Renda.

Entenda mais sobre esse mecanismo importante de precificação de automóveis.

A origem

A tabela surgiu no ano 2001 e sua criação foi coordenada pelo então consultor da instituição Fernando Haddad. A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é, desde 1973, um importante órgão que presta apoio institucional Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é um importante órgão que presta apoio institucional Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Entre outros indicadores importantes, a instituição também é responsável pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), responsável pelo cálculo do custo de vida das famílias paulistanas com renda entre 10 a 5 salários mínimos (considerando a inflação).

Assim, a Tabela Fipe se tornou um dispositivo voltada exclusivamente às transações do setor automotivo é uma importante ferramenta para orientar os consumidores. Ela também reúne informações importantes que refletem aspectos recentes do desenvolvimento econômico e social pelo país.

A metodologia da Tabela Fipe

Para que um índice de torne referência para o mercado, precisa trabalhar com parâmetros sólidos. É exatamente por isso que a Tabela Fipe se tornou o que é.

Sua base de cálculos é estipulada através de dados estatísticos atualizados mensalmente. Para isso, profissionais do órgão realizam pesquisas de preços em diversas fontes, como revendedores, lojas de automóveis, classificados de compra e venda e, mais recentemente, sites brasileiros de compra e venda de carros, motos e caminhões.

Essa vasta coleta de dados busca refletir o mais fielmente possível os valores de mercados praticados pelo Brasil. Para isso, valores muito acima ou muito abaixo da média são descartados para criar um parâmetro confiável

Variáveis

Mesmo aplicando princípios estatísticos apurados, a Tabela Fipe pode não representar algumas variações de preços comuns no mercado.

Alguns fatores que podem fazer o valor praticado ser diferente do valor obtido pelo índice são acessórios instalados, dispositivos de segurança como rastreadores e blindagem.

Até os hábitos de consumo regionais podem criar uma flutuação nos valores de compra e venda de automóveis. Na região Centro-Oeste, por exemplo, onde a produção rural é abundante, os modelo picape são mais valorizados pela população.

É importante ressaltar que a Tabela Fipe não considera os veículos utilizados para trabalho em sua base de cálculos, assim como outros fatores que podem ser determinados pelo vendedor, como itens opcionais, estado de conservação do veículo, cor e textura da pintura, entre outros.

Ainda assim, de um modo geral, a Tabela Fipe segue como um eficiente indicador nas negociações do mercado de seminovos e usados.

Grande abraço!

Press Office

Fonte: https://www.seguroauto.org/tabela-fipe

Photo by Elton Petrucio from FreeImages

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.