6 dicas para estimular a mente e prevenir doenças

6 dicas para estimular a mente e prevenir doenças

Fundamental para a vida saudável em sociedade, a memória rege todos os sentimentos, lembranças, emoções e vivências do ser humano. É um processo cognitivo que assegura a identidade pessoal.

Para manter o cérebro em forma, estimular a atividade mental e resguardar o corpo de uma série de doenças, trouxemos abaixo seis dicas para trabalhar a sua memória e, quem sabe, até aprimorá-la. Confira!

Coma bem
Uma das principais chaves para viver bem é ter uma alimentação equilibrada. Evite comidas com muito açúcar e gordura e invista em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras, oleaginosas e laticínios com pouca gordura e ricos em cálcio. Consulte um nutricionista ou endocrinologista para melhor orientá-lo.

dicas-para-estimular-a-mente-e-memoria

Jogos para memória

Jogos de raciocínio como quebra-cabeças, jogo da memória, palavras cruzadas, xadrez e sudoku são ótimos para estimular o cérebro a trabalhar a concentração. Quando for brincar de jogo da memória ou quebra-cabeças, cronometre o tempo que você levou para vencer o jogo e procure melhorar a marca cada vez mais.

Leia
Procure deixar a leitura sempre em dia por meio de livros, revistas, jornais, e-mails, cartas antigas. A leitura é uma atividade com alto poder estimulante para a memória. Vivencie aquilo que você está lendo: remonte a história e construa os personagens e as cenas na sua mente.

Mexa o corpo
Manter o corpo em movimento beneficia a qualidade do sono; melhora os sintomas de ansiedade e depressão; favorece a liberação de substâncias benéficas, como as endorfinas, serotonina e dopamina, e aperfeiçoa a capacidade de concentração, atenção, memória e raciocínio. É muito importante fazer atividade física regularmente para reduzir ou manter o peso, diminuir os níveis de colesterol ruim e controlar o diabetes e a hipertensão.

dicas-para-estimular-a-mente-e-saude-do-cerebro

Pare de fumar e beba com moderação

Nem todo mundo sabe, mas o cigarro prejudica a memória e a capacidade de raciocínio. De acordo com um estudo britânico realizado em 2012, o cigarro afeta o cérebro e prejudica o aprendizado. O álcool em excesso é outro grande inimigo do sistema neurológico. O abuso lesiona os neurônios diretamente, causando falta de coordenação motora e comprometimento intelectual.

Realize um curso de memorização

Com resultados comprovados, os cursos de memorização ensinam técnicas exclusivas e específicas para tornar a absorção de conteúdo imediata. Podendo ser realizado por pessoas de todas as idades, o curso é bastante indicado para quem precisa memorizar uma série de informações em pouco tempo. Recentemente, por exemplo, estudiosos comprovaram que exercícios para memorização podem evitar o mal de Alzheimer.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.