5 esportes que estão em alta para você praticar

5 esportes que estão em alta para você praticar

Atividades físicas nem sempre precisam ser praticadas na academia

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da de Saúde (OMS), quase metade da população brasileira não se exercita. Isso pode indicar uma tendência sedentária? Um sinal de alerta?

O que é certo é o consenso de que praticar atividades físicas é essencial para manter a saúde em dia. Não somente com o objetivo de emagrecer ou manter o peso, mas também para melhorar a qualidade de vida e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Porém, antes de definir algum esporte para se dedicar, é preciso escolher roupas para praticar esportes, já que elas garantem o conforto e evitam qualquer incômodo durante os exercícios. A calça jeans, por exemplo, não é indicada nem mesmo para uma caminhada simples.

Se você já sabe da importância de se exercitar, mas ainda não decidiu qual esporte com que se identifica mais — ou por qual começar — poderá conhecer aqui cinco modalidades que estão em alta no Brasil.

Ioga

A ioga nunca sai de moda. É uma atividade física que praticamente não tem restrições e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive por crianças e mulheres grávidas. Ideal para quem prefere algo mais tranquilo, essa atividade trabalha o corpo e a mente.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a ioga também ajuda a emagrecer! A diferença é que todo o exercício é feito de forma mais lenta e respeita as limitações do seu corpo.

Além das posturas tradicionais, muito divulgadas nos canais de YouTube e nas revistas, há também outras modalidades de ioga, como o Vinyasa Yoga, que trabalham as posturas como se estivessem montando uma coreografia.

Caminhada

Atividades ao ar livre também estão ganhando espaço na rotina dos brasileiros, principalmente a caminhada, que se encontra na lista de exercícios mais praticados no Brasil.

Uma das grandes vantagens é que não tem restrição de idade e ajuda o praticante a se manter ativo. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem tranquilamente caminhar, seja no parque, na praça ou nas ruas perto de casa.

Essa é uma opção muito indicada para quem não se identifica com a academia e tem pouco tempo livre para se exercitar. Você pode realizar o exercício ao fazer uma atividade rotineira, como ir ao mercado ou à panificadora.

Treino HITT

O treino HITT (traduzido do inglês como Treino Intervalado de Alta Intensidade) é indicado para pessoas que já praticam algum exercício e buscam algo mais pesado, sem o uso de tantos aparelhos, e sim apenas com o peso do próprio corpo. A ideia é aumentar o gasto de calorias do corpo.

E não é necessário ir para a academia fazer esse treino. Os exercícios de alta intensidade são intercalados com pequenos intervalos.

É indicado começar essa atividade com o acompanhamento de um personal ou na academia, mesmo que depois você pretenda exercê-la sozinho. O motivo? Existe um risco maior de lesões — até por ser um exercício mais pesado — e o melhor é contar com orientação e acompanhamento até que seu corpo esteja adaptado à prática desse esporte.

Treinamento funcional

O principal intuito do treinamento funcional é trabalhar a força, o equilíbrio, a resistência e a coordenação motora. São feitos movimentos naturais, também sem o uso de aparelhos, como caminhar, correr, pular, girar, abaixar, empurrar e puxar. Todo o corpo é trabalhado durante essa atividade física.

O objetivo vai muito além do emagrecimento, está ligado a ganhar mais disposição, força e equilíbrio para uma melhor realização de atividades diárias, dentro de fora de casa. Também pode ser realizado por pessoas de qualquer faixa etária.

Bicicleta

Dentro da tendência das atividades físicas realizadas ao ar livre está a bicicleta. As pessoas querem pedalar pelas ruas e ciclovias, acompanhadas ou em grupo, para melhorar não apenas o condicionamento físico, mas também relaxar a mente.

Pode ser praticada por crianças, adolescentes e adultos, porém, exige um pouco mais de cuidados. É preciso usar equipamentos de proteção, para, assim, evitar acidentes, e, também, conhecer as regras de trânsito para bicicletas.

Uma dica para quem não deseja se arriscar a pedalar na rua é procurar por parques que contenham pista exclusiva para bicicletas, skates e patinetes. Assim, com os equipamentos de proteção, você poderá andar de bike sem medo, já que estará em um espaço destinado para esse tipo de esporte.

Agora você já sabe quais são os esportes que estão em alta! Se identificou com algum deles? Considere a ideia de começar a se exercitar! Você vai observar muitas melhoras em sua saúde.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.