Maior vespa do mundo: “abelha” chifruda da Ásia

Maior vespa do mundo: “abelha” chifruda da Ásia

O zangão gigante da Ásia (Vespa Mandarinia), incluindo as subespécies gigantes japonesas, popularmenrte conhecido como a “Vespa Assassina Iaque” (longos chifres) é a maior vespa do mundo.
Nativo das florestas temperadas e tropicais do Leste da Ásia, seu comprimento é de aproximadamente 5 centímetros (caraca!) com uma envergadura de cerca de 76 mm (3 polegadas).
O nome japonês para esse inseto é Bachi Suzume, literalmente “Vespa Pardal”.
Olha o tamanho da criança!

Dotada de cinco olhos, três no centro e mais dois nas extremidade de sua enorme cabeça (se comparada com outras espécies) de cor laranja, possui mandíbula que pode chegar a meio centímetro (Putz!) e seu ferrão mede seis milímetros.
O veneno da vespa asiática gigante não é tão mortal se comparado com outras abelhas ou vespas (a Vespa Luctuosa tem o veneno mais mortal da espécie) mas por causa da grande quantidade expelida a cada ferroada, tem um dos maiores índices de toxicidades por picada, além de o ferrão ser do tipo barbless que ferroa repetidamente a enzima encontrada nele é tão forte que pode dissolver o tecido humano causando dor equivalente a um prego em brasa enfiado na carne, segundo o entomologista Masato Ono da Universidade de Tamagawa, próximo de Tóquio.

O gigante asiático é um caçador implacável que ataca outros grandes insetos como abelhas, vespas de outras espécies e mantises.
Poucas vespas podem devastar uma colônia de abelhas com cerca 30.000 membros em questão de horas (graças às suas grandes mandíbulas que podem atacar rapidamente decapitando as abelhas, uma Mandarina sozinha pode matar até 40 abelhas por minuto).
Podem voar até por 97 quilômetros em um único dia com velocidades de até 40 quilômetros por hora.
São encontradas na região de Krai Primorsky na Rússia, Coréia, China, Taiwan (onde são chamadas “abelha cabeça de tigre”), Indochina, Nepal, Índia e Sri Lanka, mas é mais comum em áreas rurais do Japão.

A picada de uma Mandarina pode ser fatal mesmo para pessoas que não são alérgicas se a dose for suficientemente grande. A cada ano no Japão, o número de mortes humanas causadas por picadas das vespas gigantes é superior ao de todas as estatísticas de morte por animais selvagens combinadas, incluindo ursos selvagens, cobras venenosas e outras espécies venenosas ou não.
O zangão gigante tem muito poucos predadores naturais, nenhum inseto na região tem capacidade de ser uma ameaça para ele.

Talvez o único perigo para as gigantes venha de seres humanos pois alguns vilarejos no Japão usam essas criaturas como parte de uma dieta alimentar (ahgh!). Dizem ser deliciosos e serem uma boa fonte de proteína.
Recentemente, diversas empresas na Ásia e Europa começaram a fabricação de suplementos alimentares e bebidas energéticas que contem versões sintéticas de secreções das larvas da Vespa Mandarina.
Os fabricantes defendem que consumir as secreções das larvas (comercializada como “suco de vespa”) aumenta a resistência humana.

Vai encarar?

Grande abraço!

Fontes e imagens:
guardian.co.uk
en.wikipedia.org
outpostnine.com
petsfoto.com

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. volta do vinil polysom tv cultura | Duniverso - [...] de LPs de vinil foram vendidos nos Estados Unidos em 2009 representando 35% a mais que em 2008. No …
  2. apiário Melipoliários abelha mel puro | Duniverso - [...] de abelha: embalagem para própolis. Embalagem desenvolvida para o cliente “Apiário e Melipoliários [...]
  3. contaminação arsênico água aberração blangadesh índia | Duniverso - [...] que 77 milhões se expõem diariamente ao veneno, diagnóstico este, demorado para ser concluído pois os efeitos nocivos só …
  4. como salvar meu casamento software casório 2.0 humor | Duniverso - [...] criados pelo [Esposa 3.0], entre eles [Filhos.exe], que não podem ser deletados além de ocuparem enorme espaço e não …
  5. criação de avestruz fazenda ouro verde minas | WordPress - [...] Verde não ficou para trás seguindo uma tendência notória entre as maiores fazendas em todo o mundo. Folder produzido …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>