Ter uma pós-graduação aumenta as chances de conquistar melhores salários

Ter uma pós-graduação aumenta as chances de conquistar melhores salários

No mercado é normal encontrar profissionais que construíram uma trajetória de sucesso baseada em conhecimentos empíricos. No entanto, esse tipo de pessoa não é a regra. Estatísticas deixam bem claro que passar por uma graduação ou pós graduação aumenta o salário em diversas áreas e níveis hierárquicos que compõem o mercado de trabalho nacional.

Atualmente, 11,7% da população brasileira sofre com o desemprego. Um dado como esse pode não só auxiliar o cidadão a conseguir sair da estatística, mas também a obter um bom posicionamento. As informações são do IBGE.

Conforme apresentado pela da 54ª edição da Pesquisa Salarial, dirigida pela Catho Educação, profissionais graduados de nível operacional ou assistentes e auxiliares têm uma média de remuneração até 25% maior do que os que não passaram pelo ensino superior. No caso de profissionais técnicos, em áreas como enfermagem e informática, o pagamento tem um acréscimo de 12,4%.

(Crédito: divulgação)

No caso de uma pós-graduação, o aumento salarial é ainda maior. A média no cargo de diretor é de um pagamento 47,2% maior em comparação aos especializados. Profissionais graduados (como médicos e engenheiros) têm uma melhora de 47,5%. Em posições de coordenação e supervisão, a remuneração fica, em média, entre 53,7% e 47,2% melhor.

A categoria que mais se beneficia com uma pós-graduação no currículo é a de analista, em que a vantagem chega a 118%. A pesquisa entrevistou mais de 2 milhões de profissionais, em mais de 25 mil empresas, e abrangeu 4.063 cidades.

Sobre pós-graduação

Aos que se interessaram pela pós-graduação, vale lembrar que existem diferentes gêneros e opções que podem ser adequadas à demanda do trabalhador que busca voltar aos estudos. Para quem busca explorar a área acadêmica, há a opção stricto sensu, que pode levar a um mestrado ou doutorado. Se a busca é por uma especialização, o lato sensu tem o foco em apresentar ferramentas para o mercado de trabalho.

Se o profissional for de áreas como administração, gestão e negócios, uma boa opção é buscar um MBA (sigla em inglês para Master of Business Administration), uma especialização voltada para líderes e gestores dessas áreas.

Grande abraço!

Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.