Como organizar o tempo para a graduação a distância?

Como organizar o tempo para a graduação a distância?

Dados do Censo EAD.BR 2016/2017 realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed mostraram que 561.667 alunos estão matriculados em cursos regulamentados totalmente a distância, e 217.175 em cursos regulamentados semipresenciais. Esse alto contingente demonstra uma tendência cada vez mais presente na rotina dos estudantes, que é a do ensino a distância.

Os fatores que levam à escolha desta modalidade de ensino variam bastante, mas em geral a mobilidade de horários, a dinamização da rotina diária e o fato de não haver necessidade de se deslocar diariamente até a instituição de ensino são alguns dos elementos determinantes na escolha pelo EaD. Com tanta liberdade nos estudos, como é possível então organizar o dia a dia para conseguir ter o máximo aproveitamento na graduação a distância? Confira algumas dicas!

Imagem: reprodução shutterstock.com

Organizando o tempo para os estudos

Ainda segundo os apontamentos do Censo EAD.BR, a falta de tempo é justamente um dos motivos para o abandono dos cursos a distância. O que, de início, parece uma vantagem em relação ao tempo diário, pode acabar sendo o principal entrave para os alunos que não conseguem organizar as atividades do cotidiano. Colocar em prática a gestão do próprio tempo e criar um planejamento para os estudos é a solução.

  • Primeiro, trace quais são seus objetivos e prioridades, construindo em seguida uma agenda semanal (de segunda-feira a domingo) com todos os compromissos da graduação a distância e atividades dos próximos 7 dias.
  • Identifique e sinalize quais atividades são urgentes – ou seja, não há tempo para realizá-las, precisam ser executadas imediatamente e devem ser priorizadas. Após, faça o mesmo com as tarefas que são importantes, ou seja, que são a próxima prioridade mas possuem mais tempo para execução. Depois, organize as tarefas circunstanciais, que podem ser eliminadas ou minimizadas logo que possível.
  • Depois da organização de prioridades, verifique se há alguma tarefa que pode ser repassada a alguém, ou que seja possível pedir auxílio. Delegar e dividir tarefas é essencial, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal ou profissional.
  • Verifique o nível de complexidade da disciplina a ser estudada, e dentro do seu planejamento dedique um tempo maior às atividades mais difíceis.
  • Habitue-se a iniciar a produção de trabalhos mais densos e longos com antecedência, evitando o costume de deixar tudo para a última hora. Isso ajuda a disponibilizar tempo hábil para possíveis ajustes ou correções antes da data de entrega, com tranquilidade.

Grande abraço!
Press Office

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.