Saiba o Significado de Greenwashing

Saiba o Significado de Greenwashing

O termo greenwashing vem do da língua inglesa,  e pode ser traduzido como “lavagem verde”. É uma prática que muitas empresas utilizam para passar uma imagem de empresa sustentável e que esteja respeitando toda a legislação ambiental, estando adequada as normas gerais dos direitos ambientas. Tal prática é vista como uma forma de maquiar suas atividades.

Por estar em voga na mídia e também na discussão política e social, ser ambientalmente sustentável tornou-se, além de uma pauta de extrema importância, uma nova forma de vender seus produtos, tanto na hora de produzir, quanto no material e até mesmo para onde vão parte dos recursos. Portanto, estar ligado às causas ambientais traz uma imagem positiva a empresa.

O greenwashing entra como uma forma de expor atividades de forma divergente à realidade da marca que por estar tão preocupada em vender e trazer as diversas inovações relacionadas à sustentabilidade, acabam divulgando falsas informações apenas para impressionar o público.

Saiba o Significado de Greenwashing

Exemplos de Greenwashing

Para entender melhor como ocorre essa prática é importante ver através dos exemplos alguns impactos negativos para a sociedade e para a própria empresa.

Por exemplo, em 2015 uma montadora de automóveis foi envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes e diesel.A montadora admitiu ter burlado os resultados de teste de qualidade de 11 milhões de veículos pelo mundo, fazendo o maior recall de produtos da sua história e conseguindo pela primeira vez fechar o ano com prejuízo. Tal prática trouxe prejuízo e manchou a imagem da empresa.

Outro ponto importante dentro do greenwashing é entender que algumas empresas também podem terceirizar suas atividades para potencializar os lucros e não se envolver com escândalos relacionados à mão de obra, essa é uma prática muito presente em construções civis, eventos e produção de eletrônicos.

Além desses tipos de formas de praticar o greenwashing, o uso dos termos relacionados à sustentabilidade também devem ser levados em consideração na hora de adquirir algum tipo de produto que se autointitula sustentável e algumas expressões podem passar ideias sustentáveis mas podem não estar ligadas à causa, expressões como:

  • 100% natural (pode ser, mas não significa que a empresa que o produz tenha responsabilidade ambiental);
  • qualidade verde (termo genérico);
  • produto amigo do ambiente (termo genérico);
  • produto eco (termo genérico);
  • saudável (alimentos saudáveis sequer levam rótulos);
  • vegan (nem tudo que é vegano é sustentável ou saudável).

São apenas alguns exemplos que podem facilmente “enganar” e vender essa imagem de que uma empresa é sustentável.

Como Verificar a Autenticidade das Empresas

Diante de tantos fatores que podem comprovar o greenwashing e comprometer a responsabilidade com o direito ambiental das empresas é importante também verificar a autenticidade dos fatos divulgados por elas.

Para nos ajudar com isso, o Brasil conta com algumas certificações que podem comprovar esse compromisso das empresas com o meio ambiente como, FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL, Ecocert e a certificação ISO 14021.

Além disso, o histórico da empresa, envolvimento com falsas publicidades e até com alguns desastres ambientais relacionados também ajudam a escolher melhor onde depositar a sua confiança.

A sustentabilidade é muito importante para garantir um futuro e manter a sociedade, por isso essa pauta não deveria ser explorada de forma comercial e sim feita a partir de estudos complexos que vão nos ajudar em médio e longo prazo.

O consumo de marcas responsáveis com o planeta e o meio ambiente é muito importante para continuar com a evolução e manutenção da sociedade. Por isso lembre-se sempre de estar atento aos mínimos sinais de greenwashing.

Press Office

Image by Elden Miller from Pixabay 

Fontes: https://www.infomoney.com.br/economia/greenwashing-o-que-e-e-por-que-essa-palavra-pode-impactar-seus-investimentos-e-suas-compras/

https://www.ecycle.com.br/greenwashing/

https://www.politize.com.br/greenwashing-o-que-e/

https://www.greenme.com.br/consumir/consumo-consciente/74192-o-que-e-greenwashing-e-como-nao-ser-enganado-por-isso/

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours