Axiologia

Axiologia

Por Antônio de Oliveira

Por esse nome se designa uma reflexão importante, e que tem a ver com o nosso dia a dia. Não é, pois, alta filosofia, mas filosofia achada na rua, em casa, na escola, na igreja, no parlamento. A axiologia se volta, pois, para nossas atitudes ao longo da vida: nossos valores, o que pensamos do dinheiro, da família, do progresso, do amor, do sexo, da saúde, da religião, da moral, da política, dos estudos, da dor, dos desenganos, das perdas e danos, da vida enfim. Até da morte. Mesmo porque há pessoas para quem a vida não tem nenhum valor.

Sobretudo a alheia. E isso de maneira consciente, como no caso de muitos terroristas, assaltantes, assassinos e matadores de aluguel, como também de maneira sutil, incubada, quando se trata, por exemplo, de gente que desvia dinheiro público ou dele faz uso como se não tivesse dono. Matamos os outros, ou encurtamos-lhes a vida, também por tabela, conforme nossa tabela de valores éticos e morais, por incúria, omissão de socorro, displicência, imperícia, imprudência, falta de profissionalismo, irresponsabilidade, desonestidade, futilidades.

jardim-da-filosofia

Balas perdidas chicoteiam o nosso ambiente de cada dia, causando mortes, penúria, num país rico, mas com pobreza, sim. E como! Balas perdidas porque ninguém sabe de onde vêm ou, se alguém sabe, não pode ou não quer falar. De nada adiantam reportagens mostrando, a todo o momento, o horror dessas imprevidências, descasos, desprezos, principalmente do poder público. Isso sem falar na vida de soldados que depende, muito mais do que de sua bravura, das decisões tomadas em gabinete de ar condicionado. Há pessoas tão ricas e políticos tão corruptos que só sabem raciocinar em cifras milionárias.

Pessoas para quem o salário mínimo é uma abstração. Contextos diferentes, valores diferentes. Nada contra os bens materiais, a questão está na forma de possuir. E têm seu preço. Como a fama. Pois há pessoas que se tornam prisioneiras da própria ganância…

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours