Axiologia

Axiologia

Por Antônio de Oliveira

Por esse nome se designa uma reflexão importante, e que tem a ver com o nosso dia a dia. Não é, pois, alta filosofia, mas filosofia achada na rua, em casa, na escola, na igreja, no parlamento. A axiologia se volta, pois, para nossas atitudes ao longo da vida: nossos valores, o que pensamos do dinheiro, da família, do progresso, do amor, do sexo, da saúde, da religião, da moral, da política, dos estudos, da dor, dos desenganos, das perdas e danos, da vida enfim. Até da morte. Mesmo porque há pessoas para quem a vida não tem nenhum valor. Sobretudo a alheia. E isso de maneira consciente, como no caso de muitos terroristas, assaltantes, assassinos e matadores de aluguel, como também de maneira sutil, incubada, quando se trata, por exemplo, de gente que desvia dinheiro público ou dele faz uso como se não tivesse dono. Matamos os outros, ou encurtamos-lhes a vida, também por tabela, conforme nossa tabela de valores éticos e morais, por incúria, omissão de socorro, displicência, imperícia, imprudência, falta de profissionalismo, irresponsabilidade, desonestidade, futilidades.

jardim-da-filosofia

Balas perdidas chicoteiam o nosso ambiente de cada dia, causando mortes, penúria, num país rico, mas com pobreza, sim. E como! Balas perdidas porque ninguém sabe de onde vêm ou, se alguém sabe, não pode ou não quer falar. De nada adiantam reportagens mostrando, a todo o momento, o horror dessas imprevidências, descasos, desprezos, principalmente do poder público. Isso sem falar na vida de soldados que depende, muito mais do que de sua bravura, das decisões tomadas em gabinete de ar condicionado. Há pessoas tão ricas e políticos tão corruptos que só sabem raciocinar em cifras milionárias. Pessoas para quem o salário mínimo é uma abstração. Contextos diferentes, valores diferentes. Nada contra os bens materiais, a questão está na forma de possuir. E têm seu preço. Como a fama. Pois há pessoas que se tornam prisioneiras da própria ganância…
[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/foto-antonio-oliveira.jpg[/author_image] [author_info]O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com[/author_info] [/author]

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.